,

Notificação extrajudicial por SMS (ou WhatsApp) é válida? O que fazer? Entenda

23/08/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Confira se a notificação extrajudicial por SMS é válida e tire suas dúvidas sobre este tipo de documento e sua serventia.

Publicidade

Notificação extrajudicial por SMS é válida? Para que ela serve e em quais situações ela cabe? No cenário cada vez mais digitalizado em que vivemos, surgem questionamentos pertinentes sobre a validade desse tipo de mensagem.

Afinal, como essa forma de comunicação se encaixa no âmbito legal? E em quais circunstâncias ela é apropriada?

Essas são dúvidas que podem surgir tanto ao precisar enviar um documento como este quanto ao recebê-lo. Confira suas respectivas respostas, aqui no Guia do Ex-Negativado.

O que é uma notificação extrajudicial?

Ela é um documento que visa notificar alguém sobre uma situação. Geralmente se refere a uma questão problemática, como uma cobrança ou um despejo.

Para que serve a notificação extrajudicial?

Ela serve justamente para informar alguém quanto a uma questão que requer resolução.

Neste caso, o remetente demonstra a intenção de solucioná-la de maneira amigável, não judicial.

Ainda que ela não dispense a intimação judicial em casos de ajuizamento de uma ação sobre a questão em específico, ajuda a evitar que se chegue neste ponto.

Além disso, também serve como prova para um credor de que o devedor realmente tinha ciência da situação.

Notificação extrajudicial por SMS ou WhasApp é válida?

Sim, mas desde que o contrato ao qual ela se refere preveja essa possibilidade.

Além disso, quando utilizada como prova judicial será necessário comprovar que o destinatário a recebeu.

A notificação extrajudicial é válida juridicamente?

Ela é válida para a negociação entre as partes, mas ela não tem força judicial.

Por exemplo, o prazo que ela estabelece não gera um ônus ao destinatário caso ele não o cumpra.

A notificação apenas representa uma tentativa de tratar de algo de maneira amigável, a fim de resolver a situação da melhor forma para ambas as partes.

Por isso, muitas vezes ela acompanha uma oportunidade, como a de parcelar uma conta em atraso ou de quitá-la com descontos.

O que fazer ao receber uma notificação extrajudicial?

Uma vez que este tipo de documento serve como uma forma de demonstrar interesse em resolver uma questão de maneira amigável, ao recebê-lo entre em contato com o remetente.

Assim, é possível chegar a um acordo, seja em razão de uma cobrança de dívida ou de outras questões sobre as quais o documento versar.

Expressar disposição para encontrar um terreno comum e resolver a questão de maneira pacífica, pode incentivar o remetente a considerar opções de resolução alternativas ao processo judicial.

Seja a questão uma cobrança de dívida, disputa contratual ou qualquer outro tema abordado na notificação, buscar um entendimento mútuo é uma estratégia inteligente.

Leia também:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça