Fim do DOC e TEC: Pix é um dos responsáveis pela queda dos métodos de pagamento

15/01/2024

0
FavoritarFavoritar artigo0

Tire suas dúvidas sobre como sacar o FGTS digital. Veja o passo a passo de como fazer isso e em quais situações é possível.

Publicidade

O Documento de Ordem de Crédito, popularmente chamado de DOC e reconhecido como um dos métodos clássicos de transferência bancária, se aposenta hoje (15 de janeiro).

Essa iminente descontinuação sinaliza uma transformação importante no panorama financeiro brasileiro.

Prazos Importantes

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a última oportunidade para utilizar o DOC será até as 22 horas desta segunda-feira, 15 de janeiro de 2023.

Após esse horário, tanto pessoas físicas quanto jurídicas não poderão mais contar com esse método de pagamento.

A data limite para agendamento de transações via DOC é 29 de fevereiro, marcando o encerramento definitivo do sistema. Nesse mesmo dia, os bancos também encerrarão o processamento de agendamentos enviados.

TEC e Limites

Além do DOC, as operações de Transferência Especial de Crédito (TEC), utilizadas exclusivamente por empresas para o pagamento de benefícios a funcionários, também serão descontinuadas.

Em ambas as modalidades, o valor máximo permitido para transações é de R$ 4.999,99.

Tempo de Processamento e Perda de Espaço

As movimentações via DOC têm um tempo de processamento que leva um dia após o banco receber a ordem de transferência.

Por outro lado, a TEC garante a transferência de recursos até o final do mesmo dia em que a ordem foi dada. As tarifas variam entre as instituições bancárias.

A Febraban aponta que o DOC, criado em 1985 pelo Banco Central, perdeu espaço para métodos mais rápidos e econômicos de transferência de recursos, especialmente após o lançamento do PIX em novembro de 2020.

Estatísticas e Impacto

De acordo com levantamento da Febraban baseado em dados do Banco Central, as transações via DOC somaram apenas 18,3 milhões no primeiro semestre de 2023, representando apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações feitas no ano.

O DOC ficou significativamente atrás de outras modalidades como cheques, TED, boletos, cartões de débito, cartões de crédito e, principalmente, do PIX, que registrou 17,6 bilhões de transações.

A descontinuação do DOC reflete não apenas uma mudança nas preferências do consumidor, mas também a evolução contínua dos meios de pagamento no Brasil, impulsionando a adoção de sistemas mais rápidos, eficientes e alinhados com as demandas da sociedade atual.

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça