O que é NIS do aluno? Embora muitos estudantes ignorem o Número de Inscrição Social, fazê-lo pode garantir o acesso a benefícios diversos.
Dentre eles estão a Identidade Jovem (para quem tem entre 15 e 29 anos), bem como a isenção em taxas de inscrição em concursos e outros tipos de provas.
Para descobrir se você possui um NIS e como fazê-lo, caso não tenha, acompanhe o Guia do Ex-Negativado. Tire suas dúvidas sobre a inscrição e saiba porque realizá-la.
O que é NIS do aluno?
NIS nada mais é que o Número de Inscrição Social. Ele serve para a identificação de pessoas inscritas em programas sociais.
Por exemplo, quando uma família recebe Bolsa Família, todos os seus integrantes que fazem parte da inscrição no Cadastro Único terão seu próprio NIS.
Além de identificar uma pessoa, o NIS também serve para que ela possa solicitar alguns benefícios.
Como saber se o aluno já possui NIS?
Para isso, acesse o portal do Cadastro Único. Em seguida, clique em “Consultar por CPF”. Digite o número do CPF do estudante e a data de seu nascimento e clique em “Consultar”.
Como fazer o NIS para estudante?
Quando a consulta ao NIS der resposta negativa, basta ir até um Centro de Referência de Assistência Social para solicitar a emissão dele.
Para isso, deve-se apresentar um documento de identificação do estudante, bem como comprovante de endereço, embora este seja facultativo.
Quais são os benefícios do NIS para estudante?
O NIS do aluno é importante porque dá a ele direito de acesso a diferentes programas e benefícios.
Por exemplo, diversos estados oferecem bolsas de estudos para alunos de baixa renda. A identificação deles, por sua vez, ocorre pelo CadÚnico e pelo NIS.
Saiba mais:
Por outro lado, jovens que pertencem a famílias com renda total de até 2 salários mínimos (R$ 2.640) e idade entre 15 e 29 anos, podem fazer a Identidade Jovem com o NIS do aluno.
A ID Jovem dá acesso a viagens interestaduais gratuitas ou com 50% de desconto no valor da passagem. Também, a 50% de desconto em ingressos para eventos culturais, artísticos e esportivos.
Ainda, é possível requerer isenção em taxas de concursos públicos e outras provas (como vestibulares e Enem) com o Número de Inscrição Social do estudante.
Leia também:
- Frequência Escolar e Bolsa Família: mais de 5 milhões de crianças e adolescentes sem registro
- Escola virtual do governo oferece 540 cursos gratuitos (saiba como se inscrever)
- CIEE e Google oferecem 60 mil bolsas de estudos para capacitar jovens em áreas promissoras
- Concursos abertos 2023: mais de mil vagas neste segundo semestre