O que significa cessação do benefício? Ligue o sinal de alerta caso receba essa mensagem

11/05/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Saiba o que significa cessação do benefício e quais são os motivos pelos quais ela acontece e como evitar que isso ocorra!

Publicidade

O que significa cessação do benefício? Esta é uma mensagem que pode aparecer no Meu INSS e deve acender um sinal de alerta. Confira o que ela indica, no Guia do Ex-Negativado, e conheça os possíveis motivos para isso.

O que significa cessação do benefício?

Isso significa que o benefício acabou. Ou seja, não haverão novos pagamentos referentes a eles, pois o INSS já cumpriu com a obrigação provisória de fazê-los. Portanto, neste caso o cidadão não receberá novas parcelas mensais decorrentes deste auxílio.

Por que houve cessação do benefício?

A cessação pode ocorrer por diversos motivos. Confira quais são os principais e como cada um deles funciona.

1 – Prazo final do benefício

Em caso de benefícios provisórios, como é o caso do auxílio-doença ou decorrente de acidente, há cessação quando eles atingem o prazo final sem que haja a apresentação de um pedido de prorrogação.

Este deve acontecer dentro dos últimos 15 dias de validade da concessão.

Além disso, a cessação de benefício, neste caso, também pode ocorrer pelo fato de que houve a solicitação de prorrogação, mas ela não foi aceita.

2 – Malha fina do INSS

Outra situação que leva à cessação do benefício é quando o trabalhador cai na malha fina do INSS. Isto é, a Previdência Social reconheceu que o cidadão não preenche os requisitos para o recebimento dos pagamentos.

Por exemplo, quando o cidadão recebe um auxílio de incapacidade temporária, mas ao mesmo tempo presta serviços como autônomo, MEI ou em outro vínculo de emprego informal.

Neste caso, a incompatibilidade da situação com as regras do benefício levam à cassação.

3 – Ausência na perícia

Por fim, outra situação que significa a cessação do benefício é quando o cidadão deveria se apresentar à perícia médica, mas não o fez. Isso ocorre, por exemplo, na aposentadoria por incapacidade permanente.

A perícia deve ocorrer a cada dois anos para que haja a conferência quanto à manutenção da incapacidade para trabalhar.

Leia também: Qual é o tempo de duração do auxílio por incapacidade temporária? Veja aqui

Para saber mais sobre os benefícios do INSS, suas regras e o que fazer para não perdê-los, baixe e acompanhe o App do Guia. Ele reúne informações importantes e dicas para você ficar por dentro dos seus direitos.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça