Call us now:

Órgão Emissor do RG – É muito comum que em cadastros e inscrições haja a solicitação de números de documentos, como o Registro Geral, assim como informações sobre o órgão emissor do RG. Aprenda onde obter essa informação hoje, 26 de setembro, no Guia do Ex-Negativado.
O que é órgão emissor do RG?
Cada estado possui seu próprio órgão responsável por fazer a emissão do documento de identidade. Afinal, é de competência estadual a geração do Registro Geral e dos documentos de identificação, sejam de primeira ou segunda via.
Portanto, o órgão emissor do seu RG dependerá do estado de origem, onde ele foi emitido. Contudo, não se preocupe, pois é fácil descobrir qual é ele, uma vez que apesar de independentes os estados seguirem uma padronização.
Conheça os principais órgãos emissores de RG

Em geral, o órgão emissor de RG será a Secretaria de Segurança Pública do Estado. Por exemplo, no Paraná ela é a SSP-PR.
Embora o mais comum seja que a SSP faça a emissão do RG, também existem outros estados que tradicionalmente geram o documento de identificação. São eles:
- Cartório Civil;
- Postos de Identificação da Polícia Civil;
- Secretaria de Justiça e Cidadania (SJC);
- Secretaria de Justiça e Trabalho (SJT).
Como saber qual é o órgão que emitiu meu RG?
Isso é bastante fácil! Basta ter seu documento de identidade em mãos. Nele, procure pelo número do Registro Geral, que estará junto a outros dados tais como seu nome e data de nascimento. Ao lado do número do documento, então, estará a informação “Órgão Emissor”.
Consulta do órgão emissor do RG pelo documento digital
O RG Digital também permite a consulta do órgão emissor do documento de identidade. Afinal, ele conta com as mesmas informações que estão presentes no documento físico.
Desse modo, é possível utilizá-lo para consultar dados gerais, inclusive sobre o órgão responsável pela emissão do registro e do documento.
Nesse caso, basta abrir o aplicativo do documento e consultá-lo. Contudo, cabe ressaltar que não são todos os estados que dão acesso ao documento digital.
Até o momento, somente São Paulo, Pará, Paraíba, Alagoas, Goiás e Rio de Janeiro possuem aplicativo próprio para o RG.