Os documentos necessários para o seguro DPVAT e como solicitar

11/08/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Confira quais são os documentos necessários para o seguro DPVAT e aprenda como solicitá-lo sem sair da sua casa.

Publicidade

Em posse dos documentos necessários ao seguro DPVAT, o Seguro por Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores, é possível buscar cobertura de acidentes ocorridos nas vias brasileiras.

Existente desde 1970, o seguro é de direito de todos os motoristas, passageiros e pedestres que se tornem vítimas de acidentes de trânsito.

A solicitação é online e requer apenas a apresentação de alguns documentos que comprovam a ocorrência. Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e veja quais são eles.

Quais são os documentos necessários para o seguro DPVAT

Após uma ocorrência de trânsito que tenha cobertura pelo seguro DPVAT é necessário solicitá-lo, o que depende da apresentação de alguns documentos.

Dentre eles estão documentos pessoais, que comprovem o acidente, atendimento médico e despesas que decorreram dele.

Confira, então, quais são os documentos necessários para pedir o seguro DPVAT:

  • Comprovante de residência;
  • CNH, CPF, RG e Carteira de Trabalho;
  • Boletim de ocorrência emitido pela autoridade policial;
  • Laudo de atendimento médico-hospitalar com descrição de despesas decorrentes dele;
  • Laudo de lesão e exames necessários;
  • Recibos e outros comprovantes de despesas médicas com atendimento, medicação, acessórios necessários à recuperação, etc.

Como pedir o seguro DPVAT?

Isso é bastante simples, pois a solicitação pode ocorrer pela internet. Veja o passo a passo de como fazer:

  • Primeiramente, baixe o aplicativo DPVAT Caixa;
  • Então, abra-o e cadastre-se;
  • Logo depois, preencha os dados necessários e siga as instruções em tela, anexe os documentos necessários do seguro DPVAT e conclua a operação.

Desse modo, caso haja aprovação da solicitação, você pode receber entre R$ 2.700 e R$ 13.500, a depender do caso.

Essa via digital representa uma forma ágil e eficaz de obter a compensação financeira oferecida pelo seguro DPVAT, quando necessário.

Quando o seguro DPVAT se aplica?

Ele é pago para vítimas de acidentes de trânsito que ocorram nas vias brasileiras em situações que envolvam:

  • Despesas médicas;
  • Incapacidade permanente;
  • Morte.

Diferentemente de outros seguros, porém, o DPVAT não cobre danos materiais de colisão ou de roubo. Da mesma forma, não dá cobertura às ocorrências em território internacional.

Portanto, ao compreender a abrangência específica do seguro DPVAT, as vítimas de acidentes e seus familiares podem contar com um suporte essencial para lidar com as adversidades resultantes de situações imprevistas nas vias brasileiras.

Leia também:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça