Pagamentos pelo WhatsApp decolam e impulsionam a era da digitalização nas finanças

Segundo a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2023, realizada pela Deloitte, os pagamentos realizados pelo WhatsApp tiveram um aumento significativo de 531% entre 2021 e 2022. O estudo revelou que foram realizadas um total de 56,2 milhões de transações por meio dessa plataforma.

Dos bancos participantes, 50% oferecem o canal do WhatsApp para transações, e é interessante observar que 37% dessas operações estão relacionadas ao Pix, o sistema instantâneo de pagamentos, enquanto 29% envolvem a renegociação de dívidas.

Esses dados evidenciam a crescente importância e popularidade dos serviços bancários digitais, impulsionados pela demanda dos usuários por conveniência e facilidade de acesso às suas finanças.

A tendência é que esse cenário de crescimento e transformação digital no setor bancário continue nos próximos anos, com cada vez mais pessoas aderindo às transações online e aproveitando os benefícios proporcionados pela tecnologia bancária.

Banco Central autorizou pagamentos pelo Whatsapp ainda em 2021

A autorização para realizar pagamentos pelo WhatsApp foi concedida pelo Banco Central em março de 2021, e desde então, a ferramenta tem facilitado não apenas transações, mas também consultas para os clientes.

Entre as transações não financeiras, as consultas de saldo e extrato representaram 24% do total, seguidas pelas consultas de cartão de crédito, com 10%.

No último ano, os brasileiros realizaram um total de 163,3 bilhões de transações nos canais bancários, um aumento expressivo de 30% em relação a 2021.

Veja ainda:

Motivos do crescimento

O crescimento foi impulsionado principalmente pelo mobile banking, que registrou um aumento de 54% nas operações, totalizando 107,1 bilhões.

É interessante notar que quase 80% das transações bancárias no Brasil são feitas por canais digitais, sendo que o celular é responsável por 66% de todas as operações.

O Pix, por sua vez, teve um crescimento expressivo. Registrou um aumento de 105% nas transações, passando de 5,7 bilhões em 2021 para mais de 11,7 bilhões em 2022.

Por outro lado, as transações por TED e DOC apresentaram uma queda de 29% no mesmo período.

Em relação ao Open Finance, houve um aumento significativo no número de usuários que consentiram em compartilhar seus dados entre instituições financeiras em 2022, comparado a 2021. O crescimento foi de 971%.

A pesquisa também revelou que 55,2 milhões de novos produtos de seguro foram contratados em 2022, sendo que 25% das contas ativas realizaram pelo menos uma contratação de seguro.

Deixe um comentário