,

Passo a passo de como tirar o comprovante de qualificação cadastral do eSocial

09/08/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Aprenda como tirar o comprovante de qualificação cadastral do eSocial: veja o passo a passo e saiba importância disso!

Publicidade

Como tirar o comprovante de qualificação cadastral do eSocial? Essa é uma etapa importante antes de enviar qualquer tipo de evento ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais e Trabalhistas.

Como ele funciona e como obtê-lo dentro do sistema é o que você encontra abaixo. Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e confira os detalhes.

O que é comprovante de qualificação cadastral do eSocial?

Ele é uma espécie de atestado de que os dados cadastrais de um trabalhador estão corretos.

Explica-se: o eSocial reúne uma série de informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias das empresas.

O sistema centraliza esses dados e simplifica as obrigações empresariais.

Nele se encontram informações sobre admissões, demissões, recolhimento de INSS e de impostos, acidentes de trabalho e outras questões.

Essas informações, então, são essenciais para diversas coisas, tais como:

  • Comprovação de cumprimento de obrigações pela empresa;
  • Acesso ao seguro-desemprego pelo trabalhador;
  • Saque do FGTS;
  • Obtenção de benefícios previdenciários, etc.

Ao tirar o comprovante de qualificação cadastral do eSocial a empresa garante que as informações do cadastro estão corretas.

Assim, ela evita problemas futuros por divergência de dados tanto para si mesma quanto para os trabalhadores.

É por esse motivo que a emissão deste comprovante deve preceder o envio de um evento ao sistema. Veja, abaixo, como fazer.

Como tirar o comprovante de qualificação cadastral do eSocial?

Basta seguir esse passo a passo:

  • Primeiramente, entre na página do eSocial no site Gov.br;
  • Em seguida, clique na opção “Consulta Qualificação Cadastral on-line”;
  • Leia as informações e, logo depois, clique em “Consulta on-line”, na parte inferior da página;
  • Por fim, preencha as informações (nome, data de nascimento, CPF e NIS) e clique em “Adicionar”. É possível adicionar até 10 trabalhadores por consulta. Depois de adicionar todos dos quais deseja saber os dados, clique em “Consultar”.

Embora o NIS não mais faça parte da versão simplificada do sistema (para fins de cadastro), é importante tirar o comprovante de qualificação cadastral do eSocial para que as informações sejam apropriadas pelo CNIS.

Leia também:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça