Pix estornado sozinho: entenda possíveis motivos e o que fazer para resolver

Pix estornado sozinho –  O Pix é um sistema de pagamento instantâneo no Brasil que permite transferências de valores em tempo real entre contas bancárias da mesma instituição financeira ou de bancos diferentes.

E sendo assim, um Pix não deve ser estornado automaticamente, a menos que ocorra um erro ou uma transação não autorizada.

Se você notou que um Pix foi estornado sozinho, e você precisa enviar este valor para uma conta em questão, então, certamente, está buscando informações do que pode ter acontecido.

Abaixo, mostramos os possíveis motivos causadores de problemas como esse e o que pode ser feito como forma de solução para esse tipo de situação.

Pix estornado sozinho: o que pode ter acontecido

Existem vários motivos que podem fazer um banco rejeitar a conclusão de um Pix feito por um cliente. Dentre eles, as principais causas são:

  • Suspeita de fraude

Alguns bancos, em especial a Caixa Econômica Federal, possuem um cuidado extra quando o assunto é possibilidade de fraude através dos seus sistemas.

Então, é comum que transações sejam canceladas e o Pix seja estornado sozinho (automaticamente), caso a operação seja vista como estranha.

Por exemplo, uma transação com valor mais alto do que o normal, em horário noturno.

Em alguns casos, há retenção por alguns minutos com o Pix ficando com status “em processamento”, e depois liberado.

  • Bloqueio por cautela

Também é possível que uma das instituições financeiras da transação faça o bloqueio cautelar da transação, para averiguar o perfil do recebedor.

Isso ocorre para que seja possível, caso necessário, ter o dinheiro recuperado pelo pagador.

  • Instabilidade no sistema

Também é comum que um Pix esteja retornando por falha no sistema da instituição financeira.

Instabilidades envolvendo o envio ou recebimento de dinheiro, através do sistema de transações instantâneas podem ocorrer em caso de problemas com o banco ou, ainda, com o próprio Banco Central.

Pix estornado sozinho: o que fazer para resolver?

Em casos como esses, a recomendação inicial é de conferir se a chave Pix da conta bancária de destino está informada corretamente.

Observe, principalmente, se as informações da pessoa que irá receber o dinheiro estão corretas.

Caso não seja um problema de erro ou engano no envio do dinheiro, então será necessário auxílio do banco para entender o motivo real do problema, e, assim, solicitar um atendimento especializado.

A primeira coisa a fazer é entrar em contato com seu banco, via chat pelo aplicativo, e solicitar informações sobre o estorno.

É possível ainda que o problema esteja relacionado com a conta de destino.

Sendo assim, o dono da outra conta da transação também deve entrar em contato com o banco que receberia o valor, para entender o motivo de o Pix enviado para a sua conta ter sido estornado.

Portanto, como se percebe, somente os bancos poderão dar informações adequadas em casos de Pix estornado sozinho.

Deixe um comentário