Shorts Youtube: quanto ganha por 1.000 visualizações? Como monetizar?

05/11/2023

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Shorts Youtube: quando ganha por 1.000 visualizações? Como monetizar? Guia completo para ganhar dinheiro na plataforma.

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Shorts Youtube – A concorrência do já poderoso aplicativo de vídeos TikTok fez com que as tradicionais bigtechs tivessem de se mexer, para criar novos produtos em suas plataformas.

Enquanto o Instagram lançou o Reels, o Youtube, que sempre se notabilizou por ser o maior nome no segmento de vídeos na Internet, passou a ter o Shorts.

“Shorts” é uma modalidade de vídeo do YouTube que permite que os criadores de conteúdo compartilhem vídeos curtos, sendo criado como uma forma de competir de igual para igual com seus novos concorrentes.

Com a crescente popularidade de vídeos curtos, a busca por formas de monetizar um canal de Youtube com Shorts também vem aumentando consideravelmente ao redor da Internet.

O formato desse conteúdo tende a ser simplificado e com chances até maiores de se tornarem um “viral”.

Abaixo, mostraremos tudo o que você precisa saber sobre ganhar dinheiro com Shorts no Youtube, como fazer e quem pode monetizar um canal. Saiba ao longo do texto!

Qual o tamanho de um Shorts no Youtube?

O termo “Shorts” na tradução literal para a língua portuguesa significa “pequenos” ou “curtos”. Ou seja, a ideia é de justamente ser uma modalidade de vídeos curtos, como vem se destacando o TikTok.

Eles são projetados para serem curtos e cativantes, em sua maior parte das vezes focando em conteúdo viral, como por exemplo comédia, dança, música e tutoriais rápidos.

Nesse caso, o Youtube permite que sejam criados vídeos com até 60 segundos para essa modalidade de vídeos, sendo este o tamanho de um Shorts Youtube.

Para isso, a plataforma oferece ferramentas de edição e efeitos especiais para ajudar os criadores a criarem vídeos que possam gerar engajamento.

O próprio Youtube afirmou que:

“Os criadores de conteúdo que fazem Shorts e vídeos mais longos estão recebendo mais inscrições e tempo de exibição”.

Numa página da plataforma destinada a informações mais específicas sobre os Shorts, há o depoimento do youtuber Jooj Natu, que diz ter ganho quase 200 mil inscritos com um vídeo de 14 segundos.

“O YouTube Shorts é a ferramenta do momento para novos criadores. Eu já cheguei a ganhar 199 mil inscritos novos com um vídeo de 14 segundos. Não perca tempo, o Shorts é uma ferramenta incrivelmente poderosa!”, afirmou o influencer. 

Como se percebe, portanto, o tamanho de um Shorts youtube pode se resumir há poucos segundos.

Quanto ganha a cada 1.000 visualizações no YouTube com Shorts?

Em fevereiro de 2023, o Youtube oficializou que passaria a monetizar os canais que conseguirem se destacar com vídeos curtos em sua plataforma. Ou seja, pagando em dinheiro.

Os produtores de Shorts no Youtube ficam com 45% das receitas provenientes dos anúncios em cada vídeo.

Além disso, o Youtube paga ao criador de conteúdo em torno de 0,25 a 4,50 dólares a cada 1 mil visualizações (CPM – custo por mil).

No câmbio para a moeda brasileira, significa que 1 mil visualizações em um Shorts no Youtube equivalem a R$ 1,25 ou até R$ 22,47.

O valor pago varia de acordo com o alcance do canal e do vídeo em questão. Canais com mais consistência e engajamento tendem a receber valores mais altos como recompensa.

No entanto, não é todo mundo que consegue lucrar com vídeos no Youtube nem mesmo se um vídeo passar de 1 mil visualizações. Isso porque, existem várias regras voltadas para o pagamento de criadores de conteúdo na plataforma.

Novamente, é levada em consideração a qualidade do conteúdo criado e a consistência do canal.

Sendo assim, canais que publicam vídeos esporadicamente ou com apenas um vídeo viral, não terão lucro financeiro. Explicamos abaixo mais detalhes.

Por que meu Shorts Youtube não monetiza?

Os criadores de conteúdo podem ganhar dinheiro com vídeos Shorts por meio do Programa de Parceiros do YouTube (YPP). E é aí que entram as regras que todos devem entender.

Para se qualificar para o YPP, é preciso atender a certos critérios:

  • Ter pelo menos 1.000 inscritos; e
  • 4.000 horas (240.000 minutos) de exibição nos últimos 12 meses em seu canal.

Uma vez qualificado para o YPP, o criador de conteúdo pode ganhar dinheiro com anúncios exibidos nos seus vídeos Shorts, bem como através do YouTube Premium e Super Chat (nas transmissões ao vivo, chamadas de “lives”).

É importante mencionar ainda que os Shorts Youtube também podem atrair um público maior para o seu canal principal.

O que pode, por sua vez, aumentar as receitas por meio de outras fontes, como parcerias de marcas do seu nicho.

Quantos Shorts por dia pode postar no YouTube?

Não existe um número mínimo e muito menos um número máximo de vídeos, que podem ser publicados por dia na plataforma do Youtube; e não é diferente no caso dos Shorts.

É possível enviar quantos vídeos conseguir produzir em um determinado dia.

O mais importante para conseguir ganhar dinheiro e manter seu canal monetizado é a consistência, sendo esta a chave principal para formar seu público que irá consumir frequentemente o seu conteúdo.

Assim sendo, reforçamos que não existe um número mágico de vídeos para publicar em um dia, mas o ideal é que consiga “upar” pelo menos de forma diária um Shorts no Youtube.

Youtube Shorts: como criar um vídeo?

O formato de publicação de um Shorts no Youtube segue esse passo a passo:

Faça login no aplicativo do YouTube com sua conta Google;

  • Abra o vídeo que deseja transformar em um Shorts;
  • Abaixo do vídeo, clique em “Criar” e selecione “Editar e criar um Short” para abrir o clipe na experiência de criação do Shorts;
  • Importante notar que, se o vídeo original estiver restrito, não será possível transformá-lo em um Shorts;
  • Para criar um Shorts com duração superior a 15 segundos, toque em “15s” no canto superior direito da tela para gravar até 60 segundos (1 minuto) de vídeo;
  • Por fim, publique o vídeo.

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

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