Posso sacar meu FGTS todo? As condições quem permitem saque integral

28/08/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Posso sacar todo o meu FGTS? Em quais situações? Tire suas dúvidas sobre os cenários em que há liberação dos valores.

Publicidade

Em quais situações posso sacar todo meu FGTS? Embora existam diversas modalidades de liberação do Fundo de Garantia, nem todas permitem o resgate integral do saldo em conta.

Isso decorre das diferenças entre cada tipo de saque e suas respectivas regras. Veja, no Guia do Ex-Negativado, quando é possível resgatar 100% do saldo de FGTS.

Quando posso sacar todo o meu FGTS?

São diversas as hipóteses em que o trabalhador pode sacar todo o saldo presente nas contas de Fundo de Garantia. Conheça quais são elas.

Na rescisão por dispensa sem justa causa

Primeiramente, uma das situações mais comuns em que o trabalhador tem o direito de sacar todo o FGTS é na dispensa sem justa causa.

Neste caso, então, ele recebe tanto o 100% do saldo quanto uma multa adicional que é de 40% sobre os depósitos de Fundo de Garantia feitos ao longo do contrato.

Na aposentadoria

Ao se aposentar o trabalhador também tem o direito de sacar todo o saldo do FGTS. Isso inclui as contas inativas e ativas.

Para adquirir imóvel residencial

O uso do FGTS para compra de imóvel residencial permite a amortização de parcelas ou quitação de financiamento, por exemplo. Neste caso, é possível sacar todo o saldo.

Em casos de doença

Situações que envolvem doenças graves que atinjam o trabalhador ou seus dependentes também permitem sacar todo o saldo do FGTS.

Para isso, contudo, há necessidade de apresentação de documentos que atestem a doença e sua gravidade. Além disso, a condição deve constar numa lista de enfermidades que liberam o FGTS.

Ao completar 70 anos

Todos os trabalhadores podem sacar o FGTS ao completarem 70 anos de idade. Isso pode acontecer independentemente de já possuírem aposentadoria ou não.

Após 3 anos de desemprego

Por fim, também é possível sacar 100% do saldo do FGTS em situações de desemprego por 3 anos consecutivos.

Nesta hipótese o trabalhador não pode ter nenhum vínculo de emprego com anotação em carteira de trabalho ao longo destes 3 anos.

Quando não posso sacar todo o FGTS?

Não é possível sacar todo o saldo da conta de Fundo de Garantia em situações como o saque-aniversário, que permite o saque de apenas uma parte dos valores disponíveis.

Do mesmo modo, quem faz acordo de dispensa também não pode sacar o valor integral. Neste caso, há liberação de apenas 80% do saldo em conta.

Além disso, no saque decorrente de calamidade pública o trabalhador não pode sacar todo o FGTS se ele for superior a R$ 6.220.

Leia também:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça