O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pode ser utilizado para amortizar financiamentos de imóveis. Mas será que posso usar o FGTS todo ano para amortizar financiamento?
Essa opção permitiria ao comprador quitar o financiamento mais rapidamente, já que os depósitos são feitos mensalmente em uma conta específica, com restrições de movimentação. Ou seja, o acesso ao saldo é limitado a algumas situações específicas.
Uma dessas situações é o uso do montante acumulado para a compra ou amortização de um imóvel residencial. No entanto, como em outras modalidades de saque, essa também tem suas regras.
O que é amortização de financiamento?
Amortização é basicamente o processo de pagar aos poucos uma dívida, para ir diminuindo o valor total dela. Isso faz com que o montante que você ainda deve seja reduzido ao longo do tempo.
Por outro lado, quando falamos em uso do FGTS para amortizar um financiamento, referimo-nos à possibilidade de retirar dinheiro da conta do Fundo de Garantia para pagar uma parte do valor principal do empréstimo imobiliário.
Ou seja, nada mais é do que o uso do FGTS para reduzir a dívida total do financiamento.
Ao diminuir o montante total, também há diminuição de juros, pois a base de incidência deles é menor.
Quem pode usar o FGTS para amortizar financiamento?
Primeiramente, é importante ressaltar que não são todos os trabalhadores que podem usar o saldo de Fundo de Garantia para fins de amortização de dívida imobiliária.
Para que isso seja possível, tanto o indivíduo que contratou o financiamento quanto o imóvel financiado devem preencher alguns requisitos.
São eles, de acordo com a Caixa Econômica Federal:
- O imóvel deve ser avaliado com valor máximo de R$ 1,5 milhão;
- O trabalhador deve ter pelo menos 3 anos de inscrição no regime do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço;
- O proprietário do imóvel não deve possuir outro imóvel residencial no local onde reside ou trabalha;
- Por fim, o trabalhador não pode ter outro financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação.
Posso usar o FGTS todo ano para amortizar financiamento?
Não. A Caixa Econômica Federal, embora permita o uso do Fundo de Garantia para amortizar o financiamento de imóvel, não permite esse uso anualmente.
Qual o prazo para amortização com FGTS?
Quem utilizar o saldo do FGTS para amortizar o valor total do financiamento, somente poderá usá-lo para esse fim novamente após 24 meses.
Ou seja, o prazo entre uma amortização e outra é de pelo menos dois anos.
Quantas vezes posso amortizar o financiamento da Caixa?
A Caixa não coloca limites para quantas amortizações são possíveis sobre um mesmo contrato de financiamento, desde que elas atinjam o saldo devedor, e não o valor da parcela.
Na amortização do valor devedor total, o prazo entre uma e outra operação deve ser de ao menos 2 anos.
Por outro lado, quando há uso do Fundo de Garantia para amortizar o valor de 12 parcelas em até 80%, não é possível reutilizar a operação no mesmo contrato.
Posso usar o FGTS para amortizar financiamento de automóvel?
Não. O uso do Fundo de Garantia para financiamentos é exclusivo para fins imobiliários.
Além disso, existem outras situações em que é possível sacar o FGTS, mas elas também não têm relação com a compra ou financiamento de automóveis.
Confira algumas delas:
- Saque-rescisão (dispensa sem justa causa e acordo rescisório);
- Saque-aniversário;
- Doença grave ou em estágio terminal;
- Calamidade pública;
- Compra de órteses e próteses;
- Aposentadoria;
- Aniversário de 70 anos;
- Desemprego ininterrupto por prazo mínimo de 3 anos.
Compensa usar FGTS para amortizar financiamento?
Sim, compensa, pois com a amortização do financiamento ocorre a diminuição do saldo devedor.
Isso, então, pode ser convertido em diminuição do tempo total da dívida, pois uma parte dela já foi quitada.
Do mesmo modo, é possível manter o mesmo prazo para quitação do saldo devedor. Nesta hipótese, o número de parcelas permanece o mesmo, mas o valor delas diminui.
Como usar o FGTS para amortizar o financiamento?
Para isso, primeiramente confira qual é o seu saldo de Fundo de Garantia. Acesse, portanto, o aplicativo FGTS e, após o login, confira o valor em conta.
Igualmente, confira se não há alguma restrição sobre o saldo. Por exemplo, em caso de antecipação do saque-aniversário podem existir restrições, como bloqueios.
Depois de se certificar de que há saldo na conta de Fundo de Garantia, para usar o FGTS para amortizar o financiamento você precisará usar o app Habitação Caixa.
Então, acesse-o e faça login. Em seguida, clique em “Serviços” > “Amortizar”. Para continuar, selecione a opção referente ao uso do Fundo de Garantia.
Informe qual é o valor do saldo de FGTS que você deseja usar para amortizar o financiamento de imóvel. Confirme as informações.
Por fim, basta aguardar a análise da Caixa quanto à proposta. Você receberá uma notificação de como proceder, então, para amortizar o saldo devedor.