Call us now:
O pré-cadastro para o Bolsa Família é uma forma de agilizar os procedimentos que necessitam ser feitos de forma presencial nos postos de atendimento do Cadastro Único. Aqui no Guia do Ex-Negativado, mostramos como fazer e o que é necessário para conseguir.
O que é um Pré-cadastro do Bolsa Família?
Na verdade, o pré-cadastro não é apenas para o Bolsa Família, mas, sim, para o Cadastro Único.
Portanto, ele só pode ser feito para quem ainda não é inscrito no CadÚnico e deseja ter acesso a todos os benefícios sociais que são pagos através desse cadastro junto ao Governo Federal.
O pré-cadastro não é definitivo, e nem decisivo para a liberação dos benefícios, mas serve para agilizar os processos do seu cadastro no CadÚnico.
Como fazer o pré-cadastro Bolsa Família no CadÚnico?
O cidadão que ainda não tem cadastro pode realizar uma pré-inscrição através do aplicativo Cadastro Único (disponível nas lojas de apps) ou no site oficial cadunico.dataprev.gov.br/#/preCadastro (copie e cole em seu navegador).
Siga os passos:
- Antes de partir para o pré-cadastro, é necessário já possuir uma conta no portal gov.br;
- Caso ainda não tenha, basta realizar seu cadastro de forma rápida. O login será sempre seu CPF e a senha cadastrada;
- Ao escolher uma das formas de acesso, o Responsável Família deve proceder com da sua conta gov.br, como informado acima;
- Na sequência, escolha a opção de pré-cadastro no CadÚnico;
- Informe os seguintes documentos: CPF do Responsável Familiar e CPF ou Título de eleitor, Certidão de Nascimento ou RG dos demais integrantes da família;
- Por fim, confirme o pré-cadastro e a sua solicitação de inscrição no CadÚnico.
Caso seu pré-cadastro seja aprovado, o Responsável Família será chamado para comparecer a um CRAS para levar em mãos a documentação necessária dos dados da família, bem como deverá informar as demais informações referentes a domicílio, família, escolaridade, trabalho e remuneração.
Somente ao fim do processo presencial que a inscrição no CadÚnico será confirmada.
Inscrito no Cadastro Único recebe Bolsa Família?
Com sua inscrição feita no Cadastro Único, restará aguardar pelo Ministério do Desenvolvimento Social, que é o responsável por escolher as famílias que recebem os benefícios dos programas sociais.
Ou seja, inscrição no CadÚnico não é garantia de que receberá o Bolsa Família, mas é obrigatória para poder ser escolhido.
App para controle de gastos e notícias sobre finanças
O App do Guia é a solução perfeita para quem busca manter o controle financeiro, conhecer as melhores oportunidades de investimento e estar atualizado com as notícias e tendências do mercado.
Com ele, você pode gerenciar seus gastos de forma eficiente, tomar decisões financeiras e estar preparado para o futuro.
Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso App do Guia!