Prouni 2023: como funciona? Como se inscrever e quem pode? Saiba tudo aqui

Estão oficialmente abertas as inscrições para Programa Universidade para Todos, cujo objetivo é de oferecer bolsas de estudo para estudantes sem condições de pagar mensalidades em universidades particulares. O prazo para se inscrever no Prouni é curto, então saiba como fazer aqui no Guia do Ex-Negativado.

 O que é e como funciona o Prouni?

Trata-se de um programa criado pelo governo federal em 2004, durante a primeira gestão do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O programa oferece bolsas de estudo parciais e integrais para estudantes de baixa renda que desejam ingressar em cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas.

Ao conseguir uma bolsa, o aluno em questão tem 50% ou 100% do valor da mensalidade pago pelo governo federal até o fim do curso.

Como se inscrever no Prouni?

O período de inscrições do primeiro semestre vai somente até sexta-feira, dia 3 de março. Portanto, é necessário ter atenção e agilidade para não perder a chance.

  • As inscrições são feitas pelo portal do Ministério da Educação, pelo endereço acessounico.mec.gov.br/prouni (copie e cole em seu navegador);
  • A partir daí, basta clicar em “inscreva-se” e fazer login na plataforma com a sua conta gov.br. Caso não tenha, basta realizar seu cadastro;
  • Envie sua documentação, indicando também a bolsa para curso e universidade que deseja;
  • O resultado da primeira chamada acontece a partir do dia 7 de março.

Quem pode se inscrever no Prouni 2023?

Podem se inscrever no Prouni os estudantes brasileiros que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública ou em escola privada com bolsa integral.

Isso porque, o critério de renda é um dos mais importantes.

Para poder se inscrever, é necessário que os estudantes tenham renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo (para bolsas integrais) ou de até 3 salários mínimos (para bolsas parciais). Ou seja, uma renda familiar mensal de até R$ 3.906.

Também é preciso que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais recente e obtido uma nota mínima de 450 pontos na média das provas e nota superior a zero na redação.

Existem outros critérios específicos que podem ser exigidos pelas instituições de ensino ou pelo próprio programa, como limites de idade, cursos e turnos desejados.

App para ajudar nas finanças pessoais e ajudar a encontrar renda extra

O App do Guia é a solução perfeita para quem busca manter o controle financeiro, conhecer as melhores oportunidades de investimento e estar atualizado com as notícias e tendências do mercado.

Com ele, você pode gerenciar seus gastos de forma eficiente, tomar decisões financeiras e estar preparado para o futuro.

Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso App do Guia!

Deixe um comentário