Prova de vida INSS: veja últimas notícias e como fazer de verdade sua comprovação em 2022

A prova de vida do INSS garante aos beneficiários da Previdência Social a continuidade dos pagamentos de benefícios. Contudo, este ano ela está diferente e facilita a vida de pensionistas e aposentados.

Afinal, desde o início deste ano a visão que se tinha sobre essa comprovação mudou. Se antes ela cabia ao beneficiário, agora ela é de responsabilidade do próprio INSS.

Quer saber como ficou e como funciona? Então continue lendo o Guia do Ex-Negativado. Abaixo você encontra tudo o que deve saber sobre a comprovação de vida, seus reflexos e como fazê-la.

Como está a prova de vida do INSS em 2022?

A comprovação de vida ao Instituto Nacional do Seguro Social está diferente em 2022. Afinal, se antes ela cabia ao segurado, agora é de responsabilidade do próprio INSS.

Antes o beneficiário precisava ir até o local em que recebe o benefício, de forma presencial, para comprovar que estava vivo e, portanto, recebendo os benefícios.

Agora, contudo, o INSS passou a aderir ao uso de cruzamento de dados em diferentes sistemas. Qualquer um que fizer atos perante órgãos públicos – tais como votar ou emitir documentos – serve como comprovação.

Quais são as formas de fazer a prova de vida do INSS em 2022?

Anteriormente as formas de comprovação de vida para o INSS eram bem limitadas. Contudo, agora o rol aumentou. Ele inclui tanto as formas antigas quanto novas.

O que mudou é que agora a comprovação será feita pelo cruzamento de dados de órgãos públicos. Por exemplo, caso o cidadão tenha feito uma consulta pelo SUS (Sistema Único de Saúde), o registro dela serve como prova de vida para o INSS.

Confira alguns dos atos que servem como comprovação de vida:

  • Saque em caixa eletrônico com biometria digital;
  • Participação nas eleições;
  • Registros de vacinação;
  • Emissão de passaportes, RG, CNH;
  • Registro de vacinação;
  • Comprovação presencial, no banco de recebimento do benefício;
  • Prova de vida digital para o INSS, por meio do aplicativo Meu INSS.

Cuidado com fake news que envolvem a comprovação de vida

Embora a participação nas eleições sirva, sim, como prova de vida ao INSS em 2022, muitas notícias falsas (fake news) foram veiculadas quanto ao assunto.

A principal delas se refere à necessidade de votar em um candidato específico para que ela seja computada como prova de vida. Pois saiba que isso é falso!

A urna não faz a identificação entre o eleitor e sua relação ao voto feito. O voto é secreto e livre! Portanto, a prova de vida do INSS vale independentemente do candidato votado.

Prova de vida INSS
Prova de vida INSS (2022): Últimas notícias – Foto: Canva

Não fiz a prova de vida, posso perder o benefício?

Não, pois a suspensão dos pagamentos de benefícios por ausência da comprovação de vida está suspensa até 31 de dezembro. Ou seja, o INSS não pode deixar de fazer os pagamentos por falta da prova.

Aliás, caso a Previdência Social conclua pela ausência de dados suficientes para comprovação da vida do beneficiário, ela deve notificá-lo.

Isto é, não ocorrerá a suspensão automática do benefício por ausência de realização de prova de vida para o INSS. Isso vale tanto para 2022 quanto para os próximos anos.

Uma vez que é o INSS que se responsabiliza, atualmente, pela comprovação, em caso de falta dela ele notificará o beneficiário e lhe dará opções facilitadas para fazer a prova. Uma delas é pelo meio digital, no aplicativo Meu INSS.

Deixe um comentário