Melhor banco para antecipar FGTS – Uma das modalidades de crédito que vêm fazendo sucesso é o empréstimo vinculado à antecipação de parcelas do saque-aniversário do FGTS.
Apesar de popular, será que vale a pena usar o FGTS para pegar dinheiro empresado? E quais são os bancos que operam esse tipo de crédito? O Guia do Ex-Negativado mostra como funciona e a taxa de juros aplicada.
O que é a antecipação do FGTS?
Trata-se de uma modalidade de empréstimo na qual o trabalhador utiliza o saldo disponível em sua conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como garantia para obter crédito junto a uma instituição financeira, no valor de até sete anos do saque-aniversário.
Nesse tipo de empréstimo, o valor do saldo do FGTS é utilizado como garantia do pagamento da dívida.
Isso reduz os riscos para a instituição financeira e possibilita taxas de juros mais baixas em comparação a outras modalidades de crédito, como o empréstimo pessoal principalmente.
Ou seja, ao autorizar que o banco retire valores do seu saldo do FGTS para pagamento das parcelas, anualmente, o usuário consegue taxas menores em uma modalidade de empréstimo que pode atender até a quem está negativado.
Leia mais: Tem como sacar o saldo bloqueado do FGTS; veja em quais situações e como desbloquear
Qual é o melhor banco para antecipar FGTS no quesito juros baixos?
As condições para obtenção desse tipo de empréstimo variam de acordo com cada instituição financeira.
Em geral, os bancos requerem que o trabalhador tenha saldo mínimo de R$ 300 a R$ 500 em na conta para pedir um empréstimo.
O banco com a menor taxa do mercado atualmente é o Banco do Brasil, que divulga em seu site oficial que atua com uma taxa de juros a partir de 0,99% ao mês nesta modalidade de crédito.
Além do BB, também se destacam por taxas consideravelmente baixas nessa linha de crédito os seguintes bancos e financeiras, a partir de:
- Bradesco – 1,49% ao mês;
- Banco Pan – 1.49% ao mês;
- Banco Safra -1,59% ao mês;
- Empréstimo Sim – 1,69% ao mês;
- Santander – 1,69% ao mês;
- Caixa Econômica Federal – 1,79% ao mês
- Itaú – 1,99% ao mês;
- Banco Inter – 2,05% ao mês (taxa fixa);
- BMG – 2,10% ao mês.
Como conseguir antecipação do FGTS?
A operação consiste em autorizar determinado banco a consultar informações e ter acesso ao seu saldo do FGTS, o que pode ser feito pelo aplicativo FGTS.
Antes disso, é necessário já ter optado pela modalidade de saque-aniversário.
Ao autorizar que o banco no qual você deseja antecipar o crédito, possa ter acesso à sua conta no fundo, poderá contratar normalmente pelo app da própria instituição financeira.
Veja ainda:
- Como quitar empréstimo do FGTS? Posso usar o próprio saldo? As respostas que precisa
- Quantas vezes posso antecipar o FGTS? Detalhes sobre o empréstimo do saque-aniversário
- O banco pode pegar meu FGTS para quitar dívidas? Conheça seus direitos e proteções
- Empréstimo do saque-aniversário do FGTS: Como funciona? Quem pode antecipar? Veja