,

Qual o valor mínimo do vale-alimentação? Sofro desconto salarial para ter? Tire dúvidas

24/08/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Você sabe qual é o valor mínimo do vale-alimentação? Tire suas dúvidas sobre o benefício, saiba como ele funciona e quanto você pode receber.

Publicidade

Benefícios voltados à alimentação costumam fazer parte da remuneração dos trabalhadores. Mas qual é o valor mínimo do vale-alimentação ao qual eles têm direito? Quanto a lei garante aos empregados?

Tire suas dúvidas sobre o auxílio. Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e veja detalhes dele, como quantia e possibilidade de desconto salarial.

Qual é o valor mínimo do vale-alimentação?

A lei não estabelece um valor mínimo a ser ofertado para os trabalhadores que recebem ajuda para alimentação. Portanto, isso pode variar em relação à empresa ou à categoria que eles pertencem.

A empresa pode conceder, por conta própria, o benefício. Neste caso, ela pode estabelecer um valor diário, pois o pagamento do auxílio se dá com base nos dias de efetiva prestação de serviços.

Por outro lado, também é possível que o benefício decorra de previsão em Convenção Coletiva. Neste caso, os sindicatos patronais e dos trabalhadores da categoria negociam o valor praticável.

Posso sofrer descontos salariais para receber vale-alimentação?

Sim, pode. Quando a empresa promove desconto no salário, o trabalhador é quem custeia parte deste benefício. Nesta hipótese, então, ele não terá natureza salarial.

Embora não exista valor mínimo do vale-alimentação ou refeição, a lei estabelece que quando ele não tem natureza salarial, os descontos máximos poderão corresponder a 20% do salário mensal.

Por outro lado, quando não há descontos, isso significa que a empresa custeia o auxílio de maneira integral. Assim, ele possui natureza de salário.

É possível trocar o valor do vale-refeição por dinheiro em espécie?

Não. De acordo com a lei, o pagamento deve acontecer com cartão próprio, cujo uso é exclusivo em estabelecimentos de natureza alimentar.

Neste caso, é possível que o valor se trate do vale-alimentação ou vale-refeição; o primeiro se volta ao uso em mercados, panificadoras e mercearias; o segundo pode ser utilizado em restaurantes e lanchonetes.

Posso sacar o valor residual do vale-alimentação?

Não. Mesmo que o trabalhador não utilize todo o valor do vale-refeição ou vale-alimentação pago no mês, não poderá sacar o que restou. O que ocorre é o acúmulo do residual com os depósitos do mês seguinte.

Leia também:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa