Call us now:
Fim do ano chegando e uma pergunta não sai da cabeça: quando cai o décimo terceiro em 2022? Ele é um dos protagonistas do encerramento anual, pois garante um dinheirinho extra no bolso.
E nós já temos as datas de pagamento! Por isso, se você quer se preparar para receber essa grana, continue lendo e veja quando será paga e o valor que cada um receberá.
Quando cai o décimo terceiro (2022)?
O pagamento do 13° salário para os trabalhadores formais ocorre em duas parcelas.
A primeira é a metade do valor sem descontos; já a segunda é paga com os descontos que incidiram em todo o décimo terceiro.
Veja, então, as datas e quando cai o décimo terceiro em 2022:
- 1ª parcela: pagamento até 30 de novembro;
- 2ª parcela: pagamento até 20 de dezembro.
Veja, entretanto, que cada parcela possui uma data limite de pagamento. Portanto, é possível que a empresa escolha qualquer data, respeitando esse limite.
Qual é o valor do décimo terceiro em 2022?
Isso depende do número de meses que cada trabalhador prestou serviços, durante o ano, para o mesmo empregado. Também, do seu salário.
Cada mês em que houve ao menos 15 dias de trabalho contabilizam 1/12 do décimo terceiro.
Por isso, para saber quanto você receberá, divida seu salário por 12. Logo depois, multiplique o resultado pelo número de meses em que você prestou serviços à mesma empresa.
Contudo, não se esqueça de que este é o valor do décimo terceiro sem descontos, sendo que a segunda parcela cai com incidência de INSS e IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte).
Além disso, caso o trabalhador seja pagador de pensão de alimentos, o desconto da cota-parte do pensionista é feito em ambas as parcelas.
Quando cai o décimo terceiro do INSS em 2022?
Os beneficiários do INSS tiveram suas parcelas de 13° antecipadas. Desse modo, o pagamento ocorreu ainda no primeiro semestre, nos meses de maio e junho.
Contudo, se você se aposentou ou se tornou beneficiário depois destas datas, não se preocupe! O pagamento ocorre, nesses casos, em agosto e novembro.
Assim como o pagamento do décimo terceiro dos trabalhadores, o abono do INSS cai em duas parcelas. Contudo, aqui os descontos se limitam ao IRRF.
No restante, o pagamento acontece nos mesmos moldes. Isto é, considera-se o número de meses pelos quais o segurado se beneficiou de pagamentos do INSS e o valor do seu auxílio mensal. Assim, é igualmente proporcional.