Call us now:
A dúvida sobre “quanto gastar do limite do cartão” é comum entre os consumidores brasileiros com acesso a limite de crédito em seus cartões. Mas, as dificuldades para entender até qual valor é possível usar sem comprometer o orçamento do mês atual e dos meses seguintes costuma deixar muitos deles com problemas financeiros no futuro.
Isto porque, é comum que bancos ofereçam limite de crédito e, com o passar do tempo, aumente esse valor que o cliente pode utilizar para realizar compras de maneira parcelada.
Porém, não é o banco quem define o quanto se deve utilizar no cartão de crédito, mas, sim, o seu próprio bolso, mesmo que o seu limite tenha sido ampliado em determinado mês.
Por essa razão, é fundamental realizar um estudo sobre a sua própria situação financeira antes de começar a pensar em gastar dinheiro com cartão de crédito, o que vai gerar parcelas futuras e possivelmente dívidas se não for usado da forma correta.
Quanto posso gastar do limite do cartão no mês?
Educador financeiro e contador, Charlisson Campos, do canal Doutor Equilíbrio, explica o que deve ser levado em consideração para definir qual o valor que pode ser usado com cartão de crédito em um mês.
“A primeira coisa a fazer é separar o salário bruto do salário líquido. Por que isso? Como exemplo, uma pessoa com salário fixo pode ter descontos INSS e vale-transporte no valor bruto. Então, você terá que trabalhar não com o salário bruto, mas com o líquido. A segunda coisa é identificar quais são as suas despesas pagas sem cartão. E o terceiro passo é justamente de saber o valor que posso usar do limite do cartão de crédito. Como saber quanto posso gastar no mês é o chamado de renda residual. Vou pegar o salário líquido e subtrair a minhas despesas pagas sem cartão”
Ou seja, o ideal é utilizar somente o valor que sobra em seu bolso no mês para pagamentos no cartão de crédito.
Cuidados para não sofrer com dívidas com cartão
Charlisson também afirma que caso não vá sobrar nenhum valor em determinado mês, a recomendação é de que não utilize o cartão para uma compra, que poderá virar uma bola de neve futuramente.
Outras recomendações são:
- Não pagar a fatura mensal após a data de vencimento, para não sofrer com juros;
- Evitar pagar o valor mínimo da fatura, pois irá acumular no mês seguinte e virar um problema;
- Evitar parcelamento da fatura, pois os juros serão altos;
- Opte por cartões com anuidade zero, para não precisar se preocupar com essa cobrança obrigatória todos os meses.
Como escolher o melhor cartão para usar?
O primeiro ponto é a anuidade zero, o que já é oferecido pela maioria dos bancos digitais atualmente. Outras dicas são:
- Escolher um cartão de crédito com programa de recompensas que geram pontos para trocar por dinheiro ou milhas;
- Optar por pagamentos que geram cashback;
- Escolher um cartão que possa te oferecer descontos nas lojas onde você deseja comprar.