Call us now:

Quanto tempo demora para desbloquear o Bolsa Família? Quem preenche os requisitos do programa de redistribuição de renda, mas foi cortado dele de maneira indevida, pode solicitar o retorno a ele. Para isso, deve buscar o Centro de Atendimento de Referência Social (CRAS) do seu município.
Porém, uma vez que esta é uma importante renda para as famílias que recebem o benefício, o tempo de espera afeta diretamente no sustento familiar. Saiba, no Guia do Ex-Negativado, quanto tempo leva para que os pagamentos retornem.
Quanto tempo demora para desbloquear o Bolsa Família?
Em caso de bloqueio do benefício, o responsável pelo grupo familiar deve ir até o CRAS para solicitar seu desbloqueio. Para isso, deve apresentar documentos que comprovem que a família preenche as regras do programa.
Depois disso, então, há a análise das informações, o que leva, em média, até 30 dias. Assim, esse é o tempo que leva para que haja uma resposta e a volta da família para o benefício de redistribuição de renda.
Caso esteja tudo certo, a família retorna ao programa e passa a receber valores, novamente, a partir do início do próximo calendário de pagamentos.
Como saber se vai desbloquear o Bolsa Família?
Para isso, é possível acompanhar o aplicativo Bolsa Família. Igualmente, buscar informações no CRAS ou pelo telefone de atendimento 111.
Quais são os requisitos do Bolsa Família?
Para evitar que o seu Bolsa Família sofra bloqueio, é necessário preencher estes requisitos:
- Renda familiar per capita (por pessoa) de até R$ 218 mensais;
- Inscrição no Cadastro Único;
- Atualização do CadÚnico a cada 24 meses, no máximo;
- Realização do pré-natal por gestantes;
- Manutenção de crianças e adolescentes na escola;
- Realização das vacinas previstas no calendário nacional de vacinação.
Portanto, se você perdeu o benefício, mas preenche esses requisitos, pode solicitar ao CRAS para desbloquear o Bolsa Família. Em caso contrário, além do bloqueio é possível que você seja intimado para devolver os valores recebidos indevidamente.
Para saber mais sobre o programa de redistribuição de renda e como recebê-lo, acompanhe o App do Guia. Ali você encontra informações completas e dicas para melhorar sua vida financeira.