Quanto tempo posso deixar dinheiro no Caixa Tem? – Uma das dúvidas comuns sobre o uso do aplicativo da Caixa Econômica Federal diz a respeito do saldo depositado nela. Afinal, é uma conta-corrente ou poupança? E pode deixar dinheiro guardado?
Inicialmente lançado apenas como forma de pagamento de benefícios sociais por métodos digitais, o Caixa Tem ganhou expansão e popularidade, possuindo mais de 100 milhões de contas abertas nesse momento.
O aplicativo funciona como uma conta digital como qualquer outra e pode ser usado para receber diversos benefícios, além do Bolsa Família – entre eles FGTS, Seguro-desemprego, Benefício de Prestação Continuada.
Além disso, é possível realizar depósitos, saques, pagamentos de contas, transferências para outras pessoas, e recebimento de valores através do Pix.
Sendo assim, oferece diversos serviços que uma conta bancária comum possui.
Mas por quanto tempo posso deixar dinheiro no Caixa Tem?
A Caixa Econômica Federal esclarece que não há um prazo limite para a permanência do dinheiro na conta do Caixa Tem.
Isso significa que o dono da conta pode depositar o dinheiro na conta e manter pelo tempo que julgar necessário, sem se preocupar com prazos de vencimento ou expiração – exceto em casos de benefícios recebidos.
Isso porque, ao receber um benefício pelo Caixa Tem, como por exemplo o PIS, há um prazo para o saque, ou o dinheiro será devolvido aos cofres públicos.
O mesmo ocorre com o Bolsa Família, que tem 180 dias de validade.
Regras da conta
É importante também estar ciente das regras.
Uma delas estabelece que o usuário só pode fazer depósitos de até R$ 5 mil por mês caso não tenha feito a atualização cadastral – ou seja, ainda com a conta sendo uma poupança social digital.
Para desbloqueá-la, será necessário transformá-la em uma conta poupança digital Caixa, o que pode ser feito atualizando os documentos no próprio aplicativo ou em uma agência Caixa.
Caixa Tem é conta-corrente ou poupança?
O Caixa Tem é o nome dado ao aplicativo que serve para movimentar a Poupança Caixa Tem.
Na prática, a ideia do aplicativo, apesar de ser chamado de uma poupança, é de permitir o acesso a serviços bancários em especial para um público que antes tinha dificuldade para acessar.
Já o que aponta para o fato de ser uma poupança é que a conta oferece rendimento diretamente no saldo com a mesma remuneração da caderneta.
Assim, atualmente todos os valores depositados no Caixa Tem passam a render automaticamente 0,5% ao mês.
Saiba mais sobre o Caixa Tem: