,

Quantos dias a empresa tem para fazer o acerto? Pagamento segue prazo estipulado por lei

19/06/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Saiba quantos dias a empresa tem para fazer o acerto das verbas rescisórias após o comunicado de dispensa e veja quando você receberá!

Publicidade

Quantos dias a empresa tem para fazer o acerto após a rescisão do contrato? O pagamento das verbas rescisórias é um momento importante após o rompimento do vínculo de emprego.

As verbas variam de acordo com o tipo de rescisão e em todos os casos o pagamento deve seguir um prazo específico, conforme a lei estipula. Caso não haja respeito a ele, a empresa deve arcar com uma multa.

Saiba como funciona o prazo para quitação das verbas rescisórias em cada tipo de rescisão contratual e as consequências para o desrespeito a ele. Tudo isso aqui no Guia do Ex-Negativado.

Quantos dias a empresa tem para fazer o acerto depois da dispensa do trabalhador?

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT, o empregador deve pagar as verbas da rescisão em até 10 dias corridos após o fim do contrato.

Quando houver dispensa do aviso prévio a contagem do prazo inicia no dia seguinte ao comunicado de rescisão.

Este é o caso das seguintes situações:

  • Acordo de dispensa;
  • Dispensa sem justa causa com aviso prévio indenizado;
  • Pedido de demissão com dispensa do cumprimento do aviso prévio;
  • Dispensa por justa causa.

Por outro lado, quando houver cumprimento de aviso prévio este prazo de 10 dias para a empresa fazer o acerto começa a contar a partir do dia seguinte ao último de prestação de serviços pelo trabalhador.

O que acontece se a empresa atrasar o pagamento das verbas rescisórias?

A lei estabelece que a empresa tem 10 dias para fazer o acerto rescisório. Caso o empregador não respeite esse prazo, ele deverá arcar com uma multa.

Ela corresponde ao valor integral do salário mensal do trabalhador e é paga em favor dele. Por isso, neste caso é como se houvesse uma verba rescisória adicional.

Fui mandado embora, quanto vou receber? FGTS, seguro-desemprego, 13° e mais

Ainda tem dúvidas em relação aos seus direitos trabalhistas? Então não perca tempo: baixe e acesse o App do Guia. Ele está repleto de conteúdos que reúnem informações, dicas e notícias sobre finanças, benefícios e oportunidades de emprego, confira!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça