Quem mora sozinho vai perder o Auxílio Brasil? No último semestre o programa de redistribuição de renda colocou em prática um pente fino a fim de revisar os pagamentos de benefícios.
Essa revisão ocorre para evitar fraudes às normas do programa e tem como alvo, especialmente, as famílias unipessoais, formadas por uma pessoa só.
Mas o que isso significa? Quem mora sozinho ainda poderá se beneficiar de valores do programa assistencial? Tire suas dúvidas no Guia do Ex-Negativado.
Quem mora sozinho vai perder o Auxílio Brasil?
Não, apenas perderá caso não preencha as regras do Bolsa Família, atual nome do programa Auxílio Brasil.
A revisão dos cadastros do benefício assistencial ocorre apenas para entender se há pagamentos que ocorrem de forma indevida. Isto é, sem que a família preencha os requisitos necessários.
Dessa forma, as novas regras do Bolsa Família não excluíram as famílias unipessoais automaticamente.
Essas normas apenas se voltaram com mais atenção para quem mora sozinho e compõe o programa, de modo a entender quem recebe os valores devidamente ou não.
Veja também: Pai solteiro tem direito ao Bolsa Família 2023? Pode receber em dobro? Entenda
Em quais situações quem mora sozinho vai perder o Auxílio Brasil?
Basicamente, isso ocorrerá nestas situações:
- Quando o limite de renda per capita (por pessoa) for maior do que R$ 218: No caso de quem mora sozinho, essa deve ser a renda máxima do lar, uma vez que há indicação de que ali há apenas um morador;
- Quando a inscrição no Cadastro Único indicar que a pessoa mora sozinha, quando na verdade reside em outro endereço que já recebe Bolsa Família;
- Em casos de desatualização dos dados do Cadastro Único após 24 meses da última atualização ou, então, após mudanças de endereço, composição familiar e renda.
Assim, quem se enquadra em pelo menos uma dessas situações vai perder o Auxílio Brasil para quem mora sozinho.
Por outro lado, quem respeitar o limite de renda e ter informações corretas no CadÚnico poderá manter o recebimento do benefício.
O que acontece se eu perder o Auxílio Brasil?
Quando a perda do benefício ocorre pela constatação de recebimentos indevidos, a família beneficiária será intimada à devolução dos valores.
Afinal, o recebimento deles ocorreu com base em fraude, pois não se encaixavam nas regras necessárias para que quem mora sozinho receba o Auxílio Brasil.
Como não perder o Bolsa Família?
Quem mora sozinho e não quer perder o Auxílio Brasil precisa tomar alguns cuidados. São eles:
- Manter os dados do CadÚnico atualizados diante de qualquer alteração das informações e, também, a cada 24 meses, mesmo sem que haja mudanças nos dados;
- Acompanhar o aplicativo Bolsa Família, pois ali estão ocorrendo intimações para atualizações de dados de famílias unipessoais. Desse modo, basta seguir as instruções do programa e, caso esteja tudo certo, você não perderá o benefício.
Outro aplicativo importante para quem não quer perder o Auxílio Brasil e, ainda, deseja conhecer outros benefícios disponíveis para a população brasileira, é o App do Guia.
Gratuito, ele reúne notícias e dicas sobre direitos e finanças, bem como ferramentas para ajudar você a lidar melhor com o seu dinheiro. Por isso, baixe-o agora mesmo!