País mais endividado do mundo – O Japão, considerado o país mais endividado do mundo, surpreende ao manter seu crédito internacional e continuar atraindo investidores interessados em emprestar dinheiro ao país, mesmo com sua dívida pública chegando a 258% do PIB.
Esse cenário pode parecer alarmante, mas há razões para entender essa situação. A aparente contradição pode ser explicada por alguns fatores-chave que você fica por dentro na sequência do texto.
País mais endividado do mundo e seus motivos
Diferentemente de muitos países, a dívida pública japonesa é amplamente confiável, e os investidores têm fé de que o país cumprirá suas obrigações.
Isso se deve, em grande parte, à cultura japonesa de guardar dinheiro em vez de gastá-lo.
Embora essa prática seja positiva em termos de estabilidade econômica, ela também desacelera o crescimento do país.
Para estimular a economia interna, o governo japonês precisa gastar mais do que recebe, o que leva a um maior endividamento.
Apesar da dívida colossal de 9 trilhões de dólares, o Japão tem conseguido manter o controle sobre seus compromissos financeiros, graças à confiança depositada pelos investidores.
Ao contrário de países pobres ou instáveis politicamente, que não obtêm essa liberdade, o Japão possui uma reputação sólida e uma economia robusta, o que gera confiança entre os credores.
Expectativa de vida muito alta também eleva despesas
Uma peculiaridade do endividamento japonês está ligada a questões demográficas, como a expectativa de vida muito alta da população, que leva a despesas elevadas com aposentadoria e saúde.
No entanto, a maior parte da dívida está em mãos de investidores japoneses, o que minimiza os riscos de volatilidade do mercado internacional.
Ao longo das últimas décadas, o Japão enfrentou diversos desafios econômicos, como a bolha financeira imobiliária dos anos 90, a recessão de 2008, o terremoto e tsunami de Fukushima e, mais recentemente, a pandemia do coronavírus.
Essas crises levaram o país a aumentar seu endividamento para aliviar os impactos negativos sobre a economia.
Veja ainda:
- Esses países europeus pagam de R$ 2,7 mil a R$ 440 mil para novos moradores
- Brasil ocupa a 60ª posição no Ranking de Competitividade (só supera 4 países)
- Quem tem nome sujo pode tirar passaporte? A relação entre dívidas em aberto e viagens
No entanto, os investidores continuam confiando no Japão, pois o país é considerado seguro, oferecendo juros baixos e com a maior parte da dívida mantida em sua própria moeda.
Esses fatores contribuem para que o Japão mantenha sua estabilidade financeira, mesmo sendo o país mais endividado do mundo.
Com informações da BBC