,

Fiquei afastado por 3 meses, tenho direito a décimo terceiro? Isso requer análise cuidadosa

31/07/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Fiquei afastado por 3 meses, tenho direito a décimo terceiro? Saiba como fica o benefício nesta situação e como calcular.

Publicidade

Fiquei afastado por 3 meses, tenho direito a décimo terceiro? Tanto empregados quanto beneficiários do INSS têm direito ao 13°. Mas o que acontece quando o trabalhador manteve, no mesmo ano, um vínculo empregatício e outro previdenciário?

Esta é uma questão que requer uma análise cuidadosa. Por isso, o Guia do Ex-Negativado reuniu as principais informações sobre ela para respondê-la adequadamente. Continue a leitura e saiba mais.

Fiquei afastado por 3 meses, tenho direito a décimo terceiro?

Sim, tem. No que se refere ao 13° do período de manutenção do vínculo de emprego, ele cabe ao empregador; por outro lado, durante a suspensão do contrato e recebimento de benefício do INSS, o décimo terceiro é de responsabilidade da Previdência Social.

Isto é, mesmo em caso de afastamento o trabalhador não perde o direito à parcela extra.

O que muda, aqui, é que parte do bônus anual será pago pelo INSS e a outra parte pelo empregador.

13° pago pela empresa

Primeiramente, o empregador será responsável pelo décimo terceiro proporcional para cada mês em que o vínculo de emprego ficou ativo por pelo menos 15 dias.

No caso de quem ficou afastado por 3 meses, o décimo terceiro dos demais 9 meses do ano (ou do número de meses pelo qual o contrato teve prestação de serviços) caberá ao empregador.

Assim, para saber quanto ele deverá pagar para o trabalhador é necessário dividir o valor do salário por 12.

Depois, multiplicar o resultado pelo número de meses em que o contrato não esteve suspenso.

O pagamento do décimo terceiro que é de responsabilidade do empregador pode acontecer em 2 partes.

A primeira deve ser paga até 30 de novembro e, a segunda, até 20 de dezembro.

Quem ficou afastado por 3 meses tem direito ao 13° do INSS

Por outro lado, será de responsabilidade do INSS o pagamento do 13° proporcional ao período em que o trabalhador esteve afastado para recebimento de benefício.

No caso do afastamento por 3 meses, a Previdência Social deve pagar o décimo terceiro proporcional a eles.

O valor corresponde a 3/12 do valor do auxílio previdenciário.

Desse modo, para saber qual é o valor basta dividir o benefício por 12 e multiplicá-lo por 3 (ou por outro número que corresponda ao tempo de afastamento).

Cabe ressaltar, ainda, que os pagamentos do 13° do INSS ocorreram entre maio e julho deste ano.

Todavia, quem se tornou beneficiário depois do período receberá os valores até novembro.

Veja também: Quem não tem direito ao décimo terceiro? Descubra quem fica de fora das gratificações

Para ficar por dentro dos seus direitos e conhecer benefícios assistenciais, trabalhistas e previdenciários à disposição da população brasileira, baixe e acompanhe o App do Guia! É gratuito!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa