Quem recebe BPC pode trabalhar? Entenda a relação com o auxílio-inclusão

02/10/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Veja se quem recebe BPC pode trabalhar e como funciona o auxílio-inclusão, que substitui o benefício e promove a inclusão!

Publicidade

Você sabia que quem recebe BPC pode trabalhar e manter, temporariamente, salário e um benefício complementar? Esta é uma medida que tem como objetivo incentivar o ingresso da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.

Todavia, para que seja possível manter o recebimento de um auxílio junto com o salário, o cidadão deve preencher uma série de requisitos. Saiba quais são eles no Guia do Ex-Negativado.

Quem recebe BPC pode trabalhar e manter auxílio parcial

Em 2021 ocorreu a promulgação da lei 14.176/2021, que foi responsável pela regulamentação do auxílio-inclusão.

Ele é que permite à pessoa com deficiência receber BPC e salário simultaneamente.

De acordo com a norma, a pessoa com deficiência que ingressar no mercado de trabalho e receber remuneração de até dois salários mínimos poderá manter, em parte, o benefício assistencial.

Neste caso, quem recebe BPC e trabalhar deixa de receber o Benefício de Prestação Continuada, mas recebe, em seu lugar, o auxílio-inclusão. Ele é de 1/2 salário mínimo (R$ 660).

Desse modo, mesmo que a remuneração do cidadão faça com que a renda familiar ultrapasse o teto do BPC (1/4 de salário mínimo), ele poderá receber um auxílio governamental.

Requisitos do pagamento do auxílio-inclusão

O auxílio-inclusão somente é pago para quem, ao adentrar no mercado de trabalho, mantém remuneração máxima de 2 salários mínimos. Atualmente, portanto, o teto é de R$ 2.640.

Além disso, existem outros requisitos para que quem recebe BPC possa trabalhar e receber, em seu lugar, o auxílio-inclusão. São eles:

  • Comprovar recebimento do BPC por 5 anos antes da obtenção de emprego;
  • Apresentar grau de deficiência moderado ou grave;
  • Manter as informações do Cadastro Único atualizadas;
  • Possuir CPF regular;
  • Não receber seguro-desemprego ou benefício previdenciário.

Consegui emprego, terei o BPC cancelado?

Não. No caso da renda mensal ultrapassar 1/4 de salário mínimo, ele será suspenso. Mesmo que o cidadão preencha as regras acima, pois neste caso o BPC dará lugar ao auxílio-inclusão.

A diferença entre o cancelamento e a suspensão é que o primeiro encerra o benefício, de modo que o retorno a ele requer uma nova inscrição.

A suspensão apenas barra temporariamente o recebimento do auxílio. Assim, caso o motivo para isso seja afastado, é possível voltar a recebê-lo sem ter que enfrentar a fila de espera novamente.

Como solicitar o benefício de inclusão?

Quem tem direito ao auxílio-inclusão pode requerê-lo pelo Meu INSS.

Basta acessar o aplicativo ou o portal para web, fazer login com CPF e senha e, em seguida, clicar em “Novo pedido”.

Então, clique na lupa e escreva “auxílio-inclusão”.

Após, clique sobre a alternativa correspondente e siga os passos que aparecerão em tela.

Por fim, encaminhe a solicitação e aguarde a análise.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa