,

Quem recebe seguro-desemprego atualmente? Descubra quem pode receber as parcelas

28/04/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Saiba quem recebe seguro-desemprego e quais são as regras para que o trabalhador possa solicitá-lo ao perder o emprego.

Publicidade

Quem recebe seguro-desemprego? Este é um benefício válido no país todo. Ele se volta às pessoas que perderam o emprego. Seu objetivo, então, é garantir o sustento do trabalhador e de sua família enquanto ele busca novas oportunidades no mercado de trabalho.

Para recebê-lo, porém, o trabalhador deve preencher uma série de requisitos. Eles envolvem, por exemplo, a forma de rescisão do contrato, renda e tempo de trabalho. Conheça-os em detalhes, aqui no Guia do Ex-Negativado, e veja se você poderá receber o benefício.

Saiba quem recebe o seguro-desemprego

O benefício de desemprego possui uma série de exigências. Quem preenchê-las, então, pode receber entre 3 e 5 parcelas. Veja as regras e como cada uma delas funciona.

Dispensa sem justa causa

Em primeiro lugar, somente recebe o seguro-desemprego o trabalhador que perdeu o vínculo de emprego por dispensa sem justa causa. Portanto, caso a rescisão ocorra por pedido de demissão, acordo ou dispensa por justa causa, não será possível alcançar o benefício.

Ausência de renda

Outro requisito para ter direito ao auxílio para desempregados é a ausência de renda. Neste caso, o trabalhador recebe o seguro-desemprego somente se não tiver outros vínculos de emprego ativos ou renda como autônomo.

Aliás, é necessário que o trabalhador também não seja sócio de empresa que apresente lucro. Quem tem uma sociedade ou é MEI, mas não tem lucro, pode solicitar o benefício.

Tempo de trabalho

O terceiro e último requisito para que seja possível receber o seguro-desemprego diz respeito ao tempo de trabalho. Ele varia de acordo com uma questão: se o trabalhador já recebeu o benefício e quantas vezes já o recebeu.

  • 1ª solicitação: 12 meses de trabalho nos últimos 18 meses;
  • 2ª solicitação: 09 meses de trabalho nos últimos 12 meses;
  • 3ª solicitação e seguintes: 6 meses de trabalho no período imediatamente anterior à solicitação do benefício.

Tenho direito a receber o seguro-desemprego: Como pedir?

É possível solicitar o benefício pela internet, em poucos passos. Para isso, tenha em mãos as guias de seguro-desemprego, que fazem parte da documentação rescisória.

A solicitação pode ser feita tanto pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital quanto pelo portal do governo federal. O processo é simples e o tempo de análise e concessão é de 30 dias após o pedido. Você pode acompanhá-lo pelos mesmos canais.

Não deixe de conferir: Qual o valor máximo do seguro-desemprego? Saiba detalhes e garanta seus direitos

Agora, para acompanhar outros direitos dos trabalhadores e da população brasileira, você pode contar com o App do Guia. Ele reúne informações e dicas sobre benefícios e oportunidades financeiras valiosas. Por isso, faça o download do aplicativo e conheça-o, é de graça!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça