,

Quem tem MEI pode financiar imóvel pela Caixa (o que precisa para conseguir)

17/03/2024

0
FavoritarFavoritar artigo0

Quem tem MEI pode financiar imóvel pela Caixa: o que você precisa saber para conseguir um contrato de financiamento.

Publicidade

Quem tem MEI pode financiar imóvel pela Caixa – O financiamento imobiliário da Caixa é o mais popular do país, por oferecer variadas opções para todos os perfis de consumidores.

MEI é a sigla para Microempreendedor Individual, modalidade empresarial que permite ao empreendedor em questão ter um CNPJ e acessar opções de crédito disponibilizadas para Pessoa Jurídica.

No caso de financiamento imobiliário, é possível, sim, conseguir formalizar um contrato sendo MEI, através da Caixa Econômica Federal ou em qualquer banco que ofereça essa modalidade de crédito.

Os requisitos mínimos são ter pelo menos 18 anos ou mais, demonstrar capacidade de pagamento, não ter nome sujo e ter possibilidade de comprometer no máximo 30% da renda. Mas não é só isso.

Confira abaixo o que precisa para obter um financiamento como MEI.

Quem tem MEI pode financiar imóvel pela Caixa: o que mais precisa para ter acesso?

Para ter aprovação em um contrato de empréstimo, ou principalmente um financiamento de imóvel pela Caixa, quem tem MEI deve apresentar uma série de documentos exigidos pelo banco.

Vale mencionar ainda, que além de avaliar a situação financeira da empresa em questão, a Caixa também analisará o CPF empreendedor, para comprovar que há capacidade de pagamento.

Os documentos necessários:

  • Declaração anual do Simples Nacional – MEI;
  • Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física;
  • Extratos bancários dos últimos 6 meses da conta PJ e da conta PF;
  • DECORE (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos);
  • Declaração de faturamento dos últimos 12 meses, que pode ser obtida por meio da emissão das notas fiscais desse período;
  • RPA (Recibo de Pagamento Autônomo), que é um comprovante opcional de comprovação de pagamento por meio de um potencial contratante autônomo;
  • Contratos de prestação de serviço do MEI para seus contratantes.

Além das garantias financeiras, a documentação comprobatória da situação fiscal regular do empreendimento também é necessária:

  • Contrato social do MEI com as últimas atualizações contratuais;
  • CCMEI (Certificado da Condição de Microempreendedor Individual).

Vale ressaltar que a entrega dos documentos não é o fator que definirá a aprovação, já que a Caixa fará uma análise após a simulação, como mostraremos abaixo.

Você também pode se interessar: O que é alienação fiduciária e a questão do banco tomar imóvel sem ir à Justiça

Como fazer um financiamento de imóvel na Caixa?

Agora que você já sabe que quem tem MEI pode financiar imóvel pela Caixa Econômica Federal, e os documentos necessários, é hora de entender como funciona o processo até chegar à assinatura do contrato:

1) Simulação e análise de crédito

  • Use o simulador online no site da Caixa Econômica Federal ou solicite uma simulação em uma agência física para estimar o financiamento habitacional;
  • Após envio, a Caixa realizará uma análise considerando histórico, renda e demais informações necessárias.

É importante mencionar, que nesse momento o banco pode rejeitar o pedido de financiamento caso encontre restrições no CNPJ ou no CPF, pendências fiscais ou previdenciárias, score de crédito baixo ou renda mensal insuficiente.

2) Avaliação do imóvel

  • Se aprovado na análise de crédito, será agendada uma avaliação do imóvel pela Caixa.
  • A avaliação serve para garantir que o valor do financiamento seja adequado ao do imóvel desejado.

3) Documentação e assinatura

  • Providencie também os seus documentos pessoais, comprovante de renda, comprovante de residência, certidões negativas e a toda papelada solicitada pela Caixa;
  • Compareça à agência da Caixa para a assinatura do contrato, que deve ser registrado no cartório de imóveis.

4) Pagamento do financiamento

  • Após a assinatura do contrato, inicie os pagamentos mensais ao longo do prazo acordado.

MEI pode compor renda com pessoa física?

Sim! Outro ponto importante é que um MEI pode compor sua renda com outra pessoa no contrato de financiamento, podendo ser CLT ou servidor público.

É importante mencionar, no entanto, que a composição de renda só pode acontecer nos casos de marido/mulher, companheiros ou outros familiares com capacidade financeira de fazer a renda mensal atingir o valor exigido pelo banco.

Continue lendo: Financiamento Caixa imóvel usado: como fazer? Qual o valor? Todas as informações aqui

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça