Quem teve o Auxílio Brasil cancelado pode voltar a receber?

31/10/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Quem teve o Auxílio Brasil cancelado pode voltar a receber, mas precisa se atentar ao prazo para isso. Veja como retornar ao programa.

Publicidade

Quem teve o Auxílio Brasil cancelado pode voltar a receber? Neste ano ocorreram milhões de cancelamentos sobre o programa, que retornou em 2023 com seu nome original, Bolsa Família.

De acordo com dados do Ministério da Cidadania, foram mais de 2,8 milhões de cortes no programa. Eles foram motivados por problemas no enquadramento ou falta de cumprimento de requisitos do auxílio.

Todavia, mesmo o cancelamento da inscrição no programa assistencial não é definitivo. Ou seja, é possível revertê-lo em algumas situações.

Quem teve o Auxílio Brasil cancelado pode voltar a receber?

Sim. Mas, para isso, deverá corrigir os problemas que levaram, anteriormente, ao corte do benefício.

Além disso, em algumas situações há apenas a reversão do cancelamento. Ou seja, o retorno imediato da família ao programa assistencial.

Por outro lado, existem outras situações em que somente é possível voltar a receber o Auxílio Brasil cancelado após a entrada, mais uma vez, na fila de espera do benefício.

Como é feita a reversão do cancelamento do Bolsa Família?

A reversão somente ocorre quando a família buscar a resolução do motivo que lhe excluiu do programa dentro de 180 dias. Ou seja, em um prazo de 6 meses.

Neste caso, basta o representante familiar buscar atendimento junto ao CRAS, o Centro de Atendimento de Referência em Assistência Social.

Lá, poderá se informar sobre os motivos que levaram o Auxílio Brasil a ser cancelado e como voltar a receber seus valores. Por exemplo, em alguns casos basta a atualização do Cadastro Único.

Assim, caso haja a regularização da situação, a família pode voltar a receber o benefício pela reversão do cancelamento. Portanto, não precisará, mais uma vez, aguardar na fila de espera do programa.

Por outro lado, quando a regularização não for feita dentro de 180 dias, quem teve o Auxílio Brasil cancelado somente pode voltar a receber seus valores após uma nova inscrição e espera de seleção.

Quanto tempo demora para voltar a receber o Bolsa Família cancelado?

Não existe um prazo específico e fixo pra o retorno das famílias ao programa.

Contudo, de modo geral quem teve o Auxílio Brasil cancelado pode voltar a receber os valores dentro de 90 dias da regularização do cadastro.

Qual a diferença de auxílio bloqueado e cancelado?

O bloqueio corresponde à primeira ação diante do reconhecimento de irregularidades na inscrição familiar. Portanto, ele apenas suspende os pagamentos.

Contudo, caso não haja resolução dos motivos que levam ao bloqueio, que nada mais é do que a suspensão temporária das parcelas, aí sim ocorre o cancelamento.

O cancelamento corresponde à exclusão das famílias do Bolsa Família. Portanto, somente é possível revertê-lo caso as ações para isso ocorram dentro de 180 dias após o benefício ser cancelado.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça