,

Quantos dias leva para receber a rescisão? Há multa a embolsar por atraso?

31/10/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Saiba quantos dias demora para receber a rescisão e o que fazer caso a empresa não respeite o prazo estipulado por lei.

Publicidade

Quantos dias demora para receber a rescisão? A lei estipula não apenas quais são as verbas que o trabalhador receberá pelo fim do contrato de trabalho, mas também quando ele terá acesso a elas.

Esse prazo, então, é importante para que o empregado possa se organize financeiramente, inclusive para sacar a multa rescisória pelo aplicativo.

Quantos dias demora para receber a rescisão?

Conforme estipulado pela Consolidação das Leis do Trabalho, o pagamento das verbas rescisórias deve acontecer em até 10 dias após o encerramento da relação de trabalho.

É isso o que prevê o artigo 477 da CLT em seu 6° parágrafo:

“§ 6o A entrega ao empregado de documentos que comprovem a comunicação da extinção contratual aos órgãos competentes bem como o pagamento dos valores constantes do instrumento de rescisão ou recibo de quitação deverão ser efetuados até dez dias contados a partir do término do contrato”.

Como contar os dez dias para pagamento da rescisão?

De acordo com a lei, a contagem do prazo de pagamento das verbas rescisórias inicia no primeiro dia útil subsequente à suspensão da prestação de serviços em favor do empregador.

Por isso, ela não se dá, necessariamente, a partir do comunicado de dispensa. Isso ocorre porque em alguns casos haverá a exigência de cumprimento de aviso prévio.

Portanto, quando houver aviso prévio, o trabalhador deve receber a rescisão após 10 dias contados a partir do último dia de prestação de serviços.

Por outro lado, na ausência de trabalho no aviso prévio o prazo conta a partir do primeiro dia após o comunicado de dispensa.

Além disso, outro ponto importante se refere à forma de contagem do prazo, que é em dias corridos.

Por isso, caso comece no dia 1 de novembro, quarta-feira, terminará na sexta, 10 de novembro.

Note que, nesta hipótese, a contagem tanto considera o sábado e o domingo quanto o feriado do dia 2 de novembro. Isso ocorre justamente porque se trata de um prazo em dias corridos.

O que acontece se a empresa não pagar a rescisão em dez dias?

Neste caso, o trabalhador passa a ter direito ao recebimento de uma multa. Ela se aplica justamente pelo descumprimento que o fez não receber a rescisão em 10 dias.

Portanto, neste caso a multa passa a se apresentar, também, como uma verba rescisória.

Aliás, é importante ressaltar que ela cabe em duas situações: tanto na ausência de pagamento de qualquer verba rescisória quanto no pagamento errado, a menor, dos valores devidos ao trabalhador.

Qual o valor da multa por atraso no pagamento da rescisão?

De acordo com a lei, quando o trabalhador não receber a rescisão em dez dias, caberá à empresa arcar com uma multa em favor do ex-empregado.

Esta multa tem valor correspondente a um salário mensal do trabalhador, conforme o parágrafo 8° do artigo 477 da CLT:

“§ 8º – A inobservância do disposto no § 6º deste artigo sujeitará o infrator à multa de 160 BTN, por trabalhador, bem assim ao pagamento da multa a favor do empregado, em valor equivalente ao seu salário, devidamente corrigido pelo índice de variação do BTN, salvo quando, comprovadamente, o trabalhador der causa à mora”.

O que fazer se a empresa não pagar a rescisão?

Nesta hipótese a empresa estará lesando os direitos do trabalhador.

Por isso, ele pode buscar ajuda junto ao sindicato da categoria, que costumeiramente oferece assistência jurídica. Outra opção é buscar um advogado ou um escritório trabalhista.

Assim, será possível ter orientação profissional para tentar um acordo extrajudicial com a empresa ou para ajuizar uma ação contra ela na Justiça do Trabalho.

Como sacar a multa rescisória pelo aplicativo?

A multa do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é uma das parcelas rescisórias que se aplicam na rescisão de dispensa sem justa causa ou acordo trabalhista.

Por isso, seu pagamento deve ocorrer em até dez dias úteis após a finalização do contrato.

Para sacar a multa rescisória, é possível usar o aplicativo FGTS. Com isso, torna-se possível recebê-la automaticamente, por transferência bancária.

Acesse o aplicativo FGTS. Após o login, na página inicial, clique na opção de saques. Em seguida, encontre a opção para registrar uma conta bancária.

Contudo, lembre-se: para sacar a multa rescisória pelo aplicativo é necessário que a conta indicada esteja no seu nome. Além disso, ela deve ser corrente ou poupança e, ainda, ser individual.

O que acontece se eu não assinar a rescisão?

Neste caso, a empresa continua tendo o dever de depositar as verbas rescisórias em até 10 dias corridos.

Ou seja, isso não afeta o dever dela de cumprir com quantos dias a lei dá de prazo para o trabalhador receber a rescisão.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça