Renda passiva: conheça 4 opções para ter dinheiro pingando na conta

Ter uma fonte de renda e ter tempo sobrando para fazer o que gosta e aproveitar as coisas boas da vida é o sonho de muita gente. Mas será que isso realmente é possível? O que preciso fazer ? Então veja logo a abaixo, a resposta para essas perguntas e outros detalhes importantes sobre a renda passiva.

O que é renda passiva? 

Renda passiva é o valor que você ganha com sua remuneração por investir em produtos do mercado financeiro. Ou seja, ele será gerado não importa quanto esforço você faça. 

Um exemplo disso é quando você recebe dividendos de ações, juros de alguma aplicação em Renda Fixa ou outros proventos. 

Renda passiva e ativa: quais são as diferenças? 

Como acabamos de mencionar, a renda passiva vai para o seu bolso como compensação pelo dinheiro investido sem que você precise dedicar muito tempo e esforço. É aquele valor que cai na conta enquanto você está dormindo ou viajando.

Já a renda ativa, é todo dinheiro que vem do salário CLT, próprio negócio ou qualquer outro recebimento recorrente e que dependa do seu acompanhamento constante e esforço.

Renda passiva x renda extra

Além da renda passiva existe também o conceito de renda extra, que funciona como um complemento da renda ativa (salário, aposentadoria e etc.) 

Portanto, renda extra é qualquer pagamento que você recebe fora de sua principal fonte de renda. Um exemplo disso é o trabalho de fim de semana e temporário. 

Principais meios de ter uma renda passiva 

Existem várias formas de obter renda passiva e assim fazer o dinheiro trabalhar para você. Veja a seguir como fazer isso:  

Investir em ações que pagam dividendos 

Uma das formas mais comuns de obter renda passiva é por meio de dividendos pagos por empresas listadas em bolsas de valores.  

Algumas ações são consideradas boas pagadoras de dividendos. Nesse sentido, negócios como companhias elétricas, de saneamento e telecomunicações costumam ser os melhores setores para investimentos, já que possuem alta previsibilidade de receitas. 

Mercado e fundos imobiliários 

Outra forma de construir uma renda passiva é através do mercado imobiliário. Isso inclui alugar imóvel próprio ou se expor ao mercado por meio de fundos imobiliários – que pagam dividendos mensais aos seus investidores. Esses fundos permitem investimentos com pouco dinheiro. 

Além disso, você pode comprar imóveis e alugá-los.

Crie um produto digital 

Uma outra opção para a formação de renda passiva é construir produtos permanentes como livros ou cursos online e outros produtos digitais. 

Geralmente, esses produtos demandam muito tempo e planejamento para serem feitos, mas são altamente escaláveis e uma ótima forma de fazer o dinheiro trabalhar para você.  

Seja afiliado de um produto digital

Essa opção está relacionada com o famoso marketing de afiliados. Nsse tipo de negócio você divulga um ou vários produtos digitais por meio de um link. Dessa forma, cada vez que alguém clica no seu anúncio e finaliza uma compra, você ganha uma comissão.

É possível viver de renda passiva? 

Sim. É possível viver de renda passiva.

Considerando o mercado de capitais, geralmente a estruturação de um bom plano de investimentos passará por três fases:

  • Acumulação: No início, o objetivo é acumular riqueza. Nesta fase, os investidores costumam buscar diversificação e possuem uma maior tolerância ao risco de investimento;
  • Multiplicação: Então, com algum patrimônio acumulado, o investidor busca aumentar seus recursos e ao mesmo tempo começa a desenvolver estratégias para proteger os ativos conquistados; e
  • Preservação e fruição: Por fim, quando acumular renda suficiente, os investidores devem encontrar especificamente formas de proteger, manter e usufruir de seu patrimônio. 

 Sendo assim, identifique a sua fase atual e comece a trabalhar seu plano de investimentos de modo a gerar renda suficiente para viver de forma confortável nos próximos anos. 

Já para quem tem um negócio digital, basta que eles sejam bem gerenciados e  estejam dando lucro suficiente para manter os seus gastos pessoais com tranquilidade. Além disso, caso seja necessário é preciso manter os funcionários ou outros meios de fazer o dinheiro “entrar” sem que você precise se esforçar muito.

Por fim, agora que você já sabe um pouco mais sobre renda passiva e os principais meios para obtê-la, veja como equilibrar as contas com 8 dicas vitais de educação financeira para quem ganha pouco. Confira no vídeo abaixo:

https://youtu.be/ZUYoPamzRIE

Deixe um comentário