Requerimento do INSS: saiba acompanhar o andamento, veja prazos e mais sobre o tema

O requerimento do INSS é o que dá origem ao pagamento de benefícios de diversas ordens. É a partir dele que o segurado da Previdência Social solicita a ela o recebimento de auxílio.

Ele é online e não requer que o segurado se desloque para fazê-lo. Igualmente, o acompanhamento dele se dá pelo portal do INSS, o que agiliza e facilita o atendimento.

Quer saber como anda o seu pedido? Então continue lendo e veja, no Guia do Ex-Negativado, como acompanhar a sua solicitação ao INSS de forma fácil e prática.

Como consultar o resultado do requerimento do INSS?

Acompanhar o seu pedido de benefício é bastante simples. O acompanhamento ocorre no mesmo aplicativo ou site do pedido, o Meu INSS.

Veja como é simples:

  • Acesse o site ou o aplicativo para celular Meu INSS;
  • Em seguida, faça login com o número do seu CPF e a senha de acesso;
  • Logo após, na página inicial, clique em “Consultar Pedidos”;
  • Assim, para ver como anda o seu requerimento do INSS, encontre o pedido específico e clique sobre ele;
  • Por fim, para saber mais detalhes clique em “Detalhar”.

Caso a análise da solicitação já tenha terminado, na tela haverá a informação sobre a concessão ou não do pedido.

Ainda, é possível que o seu pedido ainda esteja em análise. Por isso, tenha paciência e repita a consulta em alguns dias.

Aliás, saiba que caso o seu requerimento do INSS tenha aprovação, você recebe em casa a carta de concessão da Previdência Social.

Qual é o prazo de análise dos pedidos do INSS?

Todos os requerimentos feitos à Previdência, independentemente da natureza, possuem prazos. Portanto, o INSS deve analisar os pedidos dentro desses limites temporais.

Confira como funcionam os prazos após o requerimento do INSS:

  • 45 dias: auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença) e aposentadoria por incapacidade permanente (aposentadoria por invalidez);
  • 60 dias: pensão por morte, auxílio-acidente e auxílio reclusão;
  • 90 dias: aposentadorias e BCP (benefício de prestação continuada).

Caso o requerimento do INSS não tenha a análise concluída dentro do prazo é possível ajuizar uma ação requerendo a conclusão dela.

Além disso, saiba que os pedidos que demandam perícia – como é o caso do auxílio-doença e aposentadoria por invalidez – somente começam a contar o prazo após a realização da perícia.

Benefício é pago desde a data do requerimento do INSS?

Sim! A DER ou data de entrada do requerimento determinam a partir de qual data o benefício será pago, caso aceito pela Previdência Social.

Desse modo, independentemente do cumprimento do prazo pelo INSS, a aprovação do benefício permite seu pagamento retroativo, a partir do requerimento.

Tem 52 anos ou mais? Saiba consultar benefício disponível nas cotas do PIS

Deixe um comentário