Resgate da Prosperidade: Governo liberou dinheiro para SAQUE? O que há por trás disso

Resgate da Prosperidade – Todos os dias há cidadãos que são enganados por supostas promessas de ganhos financeiros fáceis por métodos não-oficiais. Geralmente, esses anúncios são divulgados em massa na Internet tendo como alvo justamente pessoas que, por sua vez, buscam por informações relacionadas a programas governamentais.

Sabendo da grande quantidade de brasileiros que buscam diariamente possibilidades de ganhar benefícios sociais, golpistas costumam vincular suas páginas falsas para serem semelhantes a programas do governo.

Será que esse é o caso do Resgate da Prosperidade, que vem ganhando destaque na Internet com suposta facilidade para sacar dinheiro esquecido? É o que vamos ver neste texto. Confira!

O que o Resgate da Prosperidade promete?

Em anúncios feitos em redes sociais, como Facebook e Instagram, com milhares de visualizações e comentários, algumas páginas simulam perfis de jornais falsos como forma de enganar usuários mais desavisados.

Além disso, alguns vídeos publicados afirmam o seguinte:

“Últimas semanas para você fazer o resgate do saldo disponibilizado no seu CPF… Foi divulgado no Jornal Nacional para todos os brasileiros fazerem a verificação do saldo disponível no seu CPF, diretamente pelo Banco do Brasil”.

As imagens dos anúncios publicados nas redes sociais ainda mostram o logotipo da Caixa Econômica Federal, com a mensagem:

“Consulte seu CPF e veja. R$1.683,47 disponível para sacar imediatamente!”.

Resgate da Prosperidade é golpe?

Sim! Essa promessa de saque não passa de mais um golpe que surge na Internet a cada dia que passa.

Em uma prática comum de golpes, os criminosos vinculam a imagem do anúncio a marcas confiáveis, como a Caixa, e o próprio Jornal Nacional, sendo que nenhum dos dois divulgou nada a respeito desse assunto – até porque não existe.

Ao “fisgar” uma vítima por meio das postagens, o cidadão é direcionado a um site com a aparência do gov.br, onde se inicia uma conversa com uma pessoa (golpista) que se passa por atendente do governo.

A partir dessa conversa, é cobrada uma taxa para o resgate do suposto valor ao qual teria direito.

No Reclame Aqui, é fácil encontrar reclamações de pessoas que levaram o golpe do saque falso e buscam reaver o dinheiro.

Me prometeu um total de 3.778,97 reais e pra liberar eu teria que pagar a taxa 47.87 reais via pix pra liberar e eu fiz o pagamento dia 18/11/23 e até hoje não caiu na minha conta”. (postagem no Reclame Aqui)

Recebi uma mensagem da empresa gov.com que teria dinheiro em meu cpf guardado no valor de 3 mil e poco e tinha que pagar uma tarifa de 47 reais paguei a tarifa quando entrei em contato fui enganada e não recebi o valor”. (postagem no Reclame Aqui)

Me prometeu um pagamento de 3mil e alguma coisa. Fiz um pix de 47$ e até agora nn recebi nada!!”. (postagem no Reclame Aqui)

Como identificar que o Resgate da Prosperidade é falso?

O primeiro e mais importante ponto a ser levado em consideração é checar diretamente no site oficial do governo, o gov.br, para saber se realmente existe algum anúncio desse suposto benefício.

Além disso, outro ponto crucial é que o gov.br não possui nenhum tipo de chatbot para supostamente auxiliar cidadãos a resgatarem dinheiro esquecido.

Esse tipo de golpe utiliza táticas de engenharia social, para obter informações ou fazer com que a vítima pague o que está sendo pedido.

Por fim, o governo não cobra, em hipótese alguma, qualquer valor para permitir que um contribuinte saque valores esquecidos.

Como não cair em golpes na Internet?

Evitar cair em golpes vinculados ao gov.br ou a qualquer outro serviço governamental é crucial para proteger suas informações pessoais e financeiras.

Abaixo, o Guia do Ex-Negativado listou algumas dicas importantes para você não cair mais em ciladas na Internet. Leia atentamente cada uma delas:

  • Em caso de golpes como o Resgate da Prosperidade, certifique-se de que está acessando o site oficial do gov.br. Verifique se o endereço começa com “https://” e se há um cadeado na barra de endereços, indicando uma conexão segura.
  • Não compartilhe senhas: o gov.br, assim como outros serviços governamentais, nunca solicitará sua senha por e-mail, mensagem de texto ou telefonema. Não compartilhe suas senhas com ninguém;
  • Fique atento a e-mails, postagens em redes sociais ou mensagens de texto que solicitam informações pessoais ou financeiras (como pagamento via Pix, no caso do Resgate da Prosperidade);
  • O portal oficial do governo só por meio da sua plataforma oficial, com o usuário logado na conta, e jamais por e-mail;
  • Em tentativas de golpes que utilizam engenharia social, desconfie de pedidos urgentes ou de situações que gerem pressão para fornecer dados.
  • Esteja ciente das práticas de segurança recomendadas e das formas mais recentes de golpes acessando o Guia do Ex-Negativado está sempre divulgando e alertando as pessoas contra as ciladas que surgem na Internet.

Deixe um comentário