O saque-aniversário de novembro já está disponível para os aniversariantes deste mês que aderiram à modalidade de FGTS.
Com isso, eles podem resgatar uma parte do saldo das contas de Fundo de Garantia, sejam elas ativas ou inativas.
Aliás, mesmo quem ainda não aderiu ao formato de resgate do FGTS ainda pode fazê-lo e receber em 2023.
Quem nasceu em novembro já pode sacar o saque-aniversário?
Sim, já! O benefício ficou disponível a partir desta última quarta-feira, dia 1°. Por isso, já é possível recebê-lo.
No caso de transferência, é possível que os valores levem até 5 dias úteis para cair na conta. Já quem não indicou conta para receber os valores pode sacá-los dentro do app FGTS.
Em que dia do mês cai o saque-aniversário?
O valor fica disponível a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário do cidadão que aderiu à modalidade.
Até quando posso fazer o saque-aniversário de novembro?
O saque de aniversário fica disponível a partir do primeiro dia útil do mês até o último dia útil do segundo mês subsequente à liberação.
Ou seja, no caso das liberações de novembro, elas ficarão disponíveis para movimentação – caso não haja transferência automática dos valores para uma conta – até o final de janeiro de 2024.
Ainda posso aderir ao saque-aniversário de novembro e receber neste ano?
Sim, pode! De acordo com as regras do saque de aniversário, o trabalhador que ainda não se inscreveu nele pode integrá-lo até o último dia do mês de seu nascimento e receber no mesmo ano.
Ou seja, quem nasceu em novembro pode aderir à modalidade. Desde que o faça até o final deste mês, poderá sacar sua quota-parte do saque aniversário em 2023.
Por outro lado, caso o aniversariante de novembro se inscreva apenas em dezembro, ele ainda assim fará parte do saque aniversário. Contudo, somente poderá resgatá-lo em 2024.
Como saber se o saque-aniversário caiu na conta?
Para isso, basta conferir seu extrato de Fundo de Garantia, dentro do aplicativo FGTS, e, também, a conta indicada para o depósito do saque aniversário.
Além disso, confira no aplicativo do FGTS se realmente houve a indicação de uma conta para a transferência direta dos valores liberados. Para isso, acesse-o e, depois, clique em “Meus saques”.
Caso tenha havido a transferência de valores, mas eles não constem em uma conta corrente no seu nome, acesse o aplicativo Caixa Tem. Também é possível que os valores estejam ali.
O que mudou no saque-aniversário de 2023?
Até o momento não existem alterações sobre a modalidade. Contudo, existem expectativas de que o saque aniversário passe, nos próximos meses, por transformações.
Elas deverão decorrer de uma proposta governamental que parte do Ministério do Trabalho em atuação conjunta com outros órgãos, como Ministério da Fazenda e a própria presidência.
A proposta, a princípio, terá como intenção a de suspender o impedimento que a inscrição no saque aniversário impõe à realização do saque-rescisão.
Caso haja a aprovação da proposta pelo Congresso Nacional e sanção presidencial, mesmo quem aderiu ao saque de aniversário poderá resgatar o saldo do FGTS na dispensa sem justa causa ou acordo.