Saque-aniversário do FGTS 2022 está disponível para nascidos em agosto e outros; Saiba mais

15/08/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

O saque-aniversário do FGTS 2022 está disponível para diversos trabalhadores. Confira quem pode sacar e como aderir sem sair de casa!

Publicidade

Os pagamentos do saque-aniversário do FGTS em 2022 continuam e dessa vez se voltaram aos nascidos em agosto, que já podem sacar os valores. Porém, eles não são os únicos que podem resgatá-los. Confira hoje, no Guia do Ex-Negativado, para quem o Fundo de Garantia dessa modalidade está disponível.

Essa é, atualmente, uma das principais formas de fazer o saque do FGTS. Ela surgiu em 2019 e seus pagamentos começaram em 2020, voltando-se a milhões de trabalhadores com saldo de Fundo de Garantia.

Quem pode fazer o saque-aniversário do FGTS 2022?

Atualmente o valor está disponível para trabalhadores que nasceram em agosto, julho e junho. Contudo, somente pode sacar o valor quem aderiu à modalidade.

Afinal, essa não é uma forma impositiva de saque do Fundo de Garantia. Ela depende de uma manifestação do trabalhador, que deve aderir a ela. A partir disso, fica apto para sacar uma parte do saldo de FGTS todos os anos.

É possível aderir ao saque-aniversário do FGTS 2022 e recebê-lo ainda esse ano caso o mês do seu aniversário ainda não tenha passado.

Isto é, a inscrição pode ser feita até o último dia do mês de seu aniversário. Caso a data já tenha passado, o saque passa a ficar disponível a partir do próximo ano.

Saque-aniversário do FGTS 2022
Esse é o último mês para que nascidos em junho façam o saque-aniversário do FGTS 2022 – Foto: Canva

Todavia, cuidado! Quem aderir ao saque-aniversário do FGTS não pode sacar o valor do saque-rescisão caso sofra dispensa sem justa causa ou faça um acordo de dispensa com o empregador.

Nesses casos o trabalhador somente poderá sacar o valor da multa que é paga pela empresa (20% sobre os depósitos de FGTS feitos durante o contrato, no caso de acordo, e 40% no caso de dispensa sem justa causa).

Além disso, somente é possível desistir dessa modalidade após 24 meses da adesão. Ou seja, somente depois de 2 anos é possível abrir mão do saque-aniversário para voltar ao saque-rescisão.

Como aderir ao saque-aniversário?

Quem desejar fazer parte do gripo de trabalhadores que aderiu ao saque-aniversário 2022 pode se inscrever sem sair de casa. Basta acessar o site ou o aplicativo do FGTS.

Na página inicial do app ou da página estará a opção referente ao saque-aniversário. Acesse-a e siga as instruções em tela para completar a solicitação.

Além disso, você pode cadastrar uma conta bancária caso deseje receber o valor do saque de forma automática assim que a data de pagamento (a partir do primeiro dia útil do seu mês de aniversário) chegar.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido?