Saque dep cod 60: entenda o que significa a mensagem que aparece em seu extrato

02/05/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Saiba o que significa a mensagem “Saque dep cod 60” no seu extrato do FGTS. Assim, fique por dentro dos depósitos e movimentações dele!

Publicidade

Saque dep cod 60” é um dos tipos de mensagens que pode aparecer no extrato do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Ele é um dos códigos que a Caixa Econômica Federal, que gerencia o benefício, utiliza para indicar ao trabalhador a situação do FGTS.

Mas o que, exatamente, significa esse código? Há motivos para preocupações? Veja as respostas para estas perguntas hoje, aqui no Guia do Ex-Negativado, e acompanhe a situação do seu Fundo de Garantia.

O que é “saque dep cod 60”?

Esse código utilizado pela Caixa Econômica para indicar as movimentações do Fundo de Garantia diz respeito ao saque-aniversário. Quando ele está presente no extrato do FGTS, significa que a sua liberação está próxima.

Ao lado do código haverá a indicação de uma data. Ela se refere ao dia em que o valor ficará disponível. Aliás, saiba que se você aderiu ao saque-aniversário com transferência automática para sua conta bancária, esta será a data em que a transferência ocorrerá.

Assim, basta acessar sua conta bancária e conferir se o depósito ocorreu. Caso não tenha indicação sobre a transferência, aguarde até o dia seguinte e faça uma nova consulta.

Saque dep cod 60: Posso cancelar?

Não, pois neste caso a liberação e a transferência do valor já está em curso. Todavia, isso não significa que você não possa cancelar os saques-aniversários futuros. Basta que já tenham se passado 25 meses desde a inscrição na modalidade do FGTS.

Afinal, esse é o prazo mínimo pelo qual o trabalhador deve permanecer no saque-aniversário, caso decida se inscrever nele. A adesão não é obrigatória, mas decorre da vontade do detentor do Fundo de Garantia.

Por isso, ainda que não seja possível cancelar o saque dep cod 60, é possível receber o saque-aniversário e, logo depois, suspender a inscrição, desde que já tenham se passado 2 anos após a inscrição.

Ao fazê-lo, caso sofra dispensa sem justa causa ou faça acordo de dispensa o trabalhador poderá obter o saque-rescisão. Em caso contrário, somente poderá sacar a multa de rescisão paga nestas situações.

Veja ainda:

Ainda tem dúvidas sobre o Fundo de Garantia e a sua movimentação? Então acesse o App do Guia! Ele é gratuito e reúne informações e dicas sobre benefícios sociais e trabalhistas, bem como sobre produtos bancários e oportunidades financeiras. Confira agora mesmo!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa