Quem aderiu ao saque-aniversário pode sacar multa rescisória? Entenda

07/03/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Saiba se quem aderiu ao saque-aniversário pode sacar multa rescisória e como fica o restante do dinheiro presente na conta do FGTS.

Publicidade

Quem aderiu ao saque-aniversário pode sacar multa rescisória? A adesão à modalidade impede o saque-rescisão tanto na dispensa sem justa causa quanto no acordo de dispensa. Mas como fica a questão das multas rescisórias?

Essas são questões que devem ser analisadas, preferencialmente, antes da inscrição no saque-aniversário. Afinal, elas impactam nas possibilidades de acesso ao Fundo de Garantia em momentos que envolvem emergências financeiras. Confira, no Guia do Ex-Negativado, como funciona.

Quem aderiu ao saque-aniversário pode sacar a multa rescisória?

Sim, pode. A adesão ao saque-aniversário realmente impede o trabalhador de realizar o saque-rescisão. Contudo, esse impedimento somente se refere ao saldo existente na conta de FGTS no momento da dispensa sem justa causa ou do acordo rescisório.

Ou seja, o trabalhador pode, sim, receber a multa que será paga pelo empregador. Ela pode ser de 40% ou 20%, porcentagens que são pagas sobre o valor da soma de todos os depósitos de FGTS feitos ao longo do contrato.

Quem aderiu ao saque-aniversário, então, pode sacar a multa rescisória de 20% caso faça acordo de dispensa ou 40% se a rescisão ocorrer por dispensa sem justa causa.

Leia também: Passo a passo para sacar multa rescisória do FGTS com ajuda do aplicativo.

O que acontece com o restante do saldo da conta de Fundo de Garantia?

O trabalhador que aderiu ao saque-aniversário pode sacar a multa rescisória, mas o saldo existente na conta do FGTS no momento da rescisão fica retido.

A conta passa a ser inativa. Cabe ressaltar, contudo, que o saldo nela existente continua pertencendo ao trabalhador. Todavia, somente poderá ser resgatado quando o detentor se enquadrar em alguma das outras modalidades de saque do Fundo de Garantia.

Quem aderiu ao saque-aniversário pode retornar à modalidade de saque-rescisão?

Sim. Porém, conforme as regras do saque-aniversário, somente é possível desistir da adesão a partir do primeiro dia do 25° mês após a inscrição. Por exemplo, quem aderiu à modalidade em janeiro de 2021 somente poderá desistir dela a partir do dia 1° de fevereiro de 2023.

Até lá, caso o trabalhador que aderiu ao saque-aniversário sofra rescisão, somente poderá sacar a multa rescisória. O saldo retido, por sua vez, pode ser resgatado em situações como:

  • Novas rodadas do saque-aniversário;
  • Para tratamento de doença grave;
  • Compra de órteses e próteses;
  • Ao se aposentar;
  • Para aquisição de imóvel residencial.

Para saber mais sobre o FGTS e suas formas de movimentação, conte com o App do Guia. Ele é gratuito e reúne uma série de informações, dicas e notícias fresquinhas que ajudam você a acompanhar seus direitos e oportunidades financeiras. Confira!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça