Call us now:
O saque digital do FGTS na rescisão facilita a vida do trabalhador. Afinal, com ele é possível requerer a transferência do saldo do Fundo de Garantia para uma conta bancária sem ser necessário sair de casa.
Para saber como ele funciona e como fazê-lo, acompanhe o Guia do Ex-Negativado. Confira as respostas para as principais dúvidas sobre o assunto e fique por dentro dos seus direitos.
Quem pode fazer o saque digital do FGTS na rescisão?
Podem fazer o saque do saldo do Fundo de Garantia os trabalhadores que sofreram dispensa sem justa causa ou que fizeram acordo de rescisão. Portanto, em caso de dispensa por justa causa ou de pedido de demissão não é possível fazê-lo.
Na dispensa sem justa causa o trabalhador tem direito a resgatar todo o saldo da conta de FGTS referente ao contrato que se finda. Além disso, recebe uma indenização de 40% sobre todos os depósitos feitos ao longo do vínculo de emprego. Esta é uma multa paga pelo empregador.
Por outro lado, em caso de acordo de dispensa essa bonificação também existe, mas é de 20% sobre os depósitos do contrato. Além disso, o saque digital do FGTS nesta rescisão se limita a 80% do saldo de conta.
Quem tem saque-aniversário pode fazer o saque do FGTS na rescisão?
Sim, mas apenas da multa paga pelo empregador, que é a indenização adicional paga sobre os valores dos depósitos do FGTS feitos ao longo do contrato. Portanto, o restante do saldo fica retido.
Como fazer o saque digital do FGTS na rescisão?
Isso é bem simples e deve ser feito pelo celular em poucos passos. Confira quais são eles e como fazer:
- Em primeiro lugar, acesse o aplicativo FGTS;
- Logo depois, faça login com CPF e senha. Caso não tenha cadastro, clique na opção para fazê-lo, preencha os dados necessários e responda às perguntas que surgirem em tela;
- Após o login, clique na opção “Meus saques”, que estará na página inicial do aplicativo, em cor laranja;
- Em seguida, clique em “Minha conta bancária” > “Cadastrar conta bancária”;
- Informe os dados da sua conta, confira-os e confirme.
Desse modo, assim que o valor estiver disponível você o receberá na sua conta, sem precisar sair de casa.
Quantos dias demora para cair o FGTS em conta?
Após o fim do contrato de trabalho o empregador tem até 10 dias para fazer o depósito da multa do FGTS. Depois, o valor do saque digital do FGTS de rescisão cai na conta em até 5 dias.