Servidor público em estágio probatório: quanto tempo? O que reprova? Quais os direitos? Veja

O servidor público em estágio probatório é aquele trabalhador que, ainda que preste serviços para órgão público após aprovação em concurso, ainda não goza de estabilidade.

Afinal, o primeiro período que sucede a assunção de cargo público se volta justamente à aptidão para exercê-lo. Portanto, é como se o cidadão ainda estivesse em avaliação.

Para saber a duração do estágio e os direitos do servidor, continue lendo. Veja, no Guia do Ex-Negativado, tudo sobre este período.

O que é o estágio probatório para servidor público?

O estágio probatório é uma obrigação imposta por lei a todos os servidores públicos do Brasil. Portanto, atinge os da esfera federal, estadual ou municipal.

Ele é um período que serve para avaliar as capacidades do trabalhador. Enquanto as provas do concurso faziam a avaliação teórica, o estágio se refere à prática.

Desse modo, durante o estágio probatório o servidor público passa pela avaliação dos seus superiores. Eles analisarão sua produtividade, responsabilidade, disciplina e assiduidade.

Somente depois da superação deste estágio é que os servidores públicos passam a ter estabilidade. Ela garante a manutenção do emprego pelo trabalhador.

Qual é a duração do estágio probatório?

Esse período tem duração de 3 anos. Ele começa a contar imediatamente após o trabalhador assumir o cargo em órgão público.

Contudo, cuidado! Mesmo o servidor público que já cumpriu o estágio probatório pode ter a obrigação de passar por um novo período de avaliação.

Isso acontece quando há mudança de cargo. Afinal, o estágio inicialmente cumprido dizia respeito a outra função. Portanto, a mudança de atividade requer um novo período de avaliação.

Servidor público em estágio probatório
Servidor público em estágio probatório / Fonte: Canva Pro

Quais são os direitos do servidor público durante o estágio probatório?

Mesmo durante este período o servidor não pode sofrer exoneração sem que passe por um inquérito interno.

Portanto, ainda que o trabalhador não tenha estabilidade nesse momento, também não pode simplesmente passar pela dispensa sem justa causa.

Além disso, o servidor em estágio probatório também pode gozar de licença durante o período. Nesse caso, há suspensão da contagem do período de avaliação.

Conheça outros direitos do servidor e saiba quando receberá o PASEP!

Quando há reprovação no estágio que antecede a estabilidade do servidor?

O estágio probatório serve para analisar o servidor público que obteve aprovação em concurso. Portanto, não há garantia de que o trabalhador receberá aprovação ao final do período.

A reprovação acontece diante de situações tais como faltas injustificadas, ausência de qualidade nas atividades, falta de iniciativa e de cumprimento de ordens de superiores.

Igualmente, ações imprudentes, assim como comportamento contrário do que se espera de um servidor, como assédio moral e outros.

Deixe um comentário