,

Tarifa zero para o transporte público em todas as cidades do país? O que se sabe sobre isso

27/06/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Proposta pretende garantir o direito ao transporte público universal com a tarifa zero para todas as cidades.

Publicidade

Tarifa zero para transporte público – Uma proposta em tramitação no Congresso Nacional tem chamado a atenção. Trata-se da Proposta de Emenda à Constituição 25/23, apresentada pela deputada Luiza Erundina (Psol-SP), que visa estabelecer um sistema de transporte público universal e gratuito em todo o Brasil.

A proposta tem como objetivo principal garantir que todos os cidadãos brasileiros tenham acesso a um transporte público de qualidade, sem a necessidade de pagar tarifas. Isso significa que, se aprovada, as pessoas poderiam se locomover nas cidades sem se preocupar com os custos do transporte coletivo.

A PEC 25/23 propõe a criação de um sistema único de mobilidade, com metas claras de universalidade, descentralização, integração e participação social. Isso significa que o transporte público seria acessível a todos, independentemente de onde moram, sua renda ou condição social.

Além de garantir a gratuidade, a proposta busca melhorar a qualidade do transporte público, tornando-o mais eficiente, confortável e sustentável. A ideia é promover uma mobilidade urbana mais justa e equitativa, oferecendo uma alternativa viável para os deslocamentos diários de milhões de brasileiros.

Tarifa zero para o transporte; mas de onde vai sair o financiamento?

A proposta da deputada incluiu o transporte como um direito social na Constituição por meio da Emenda Constitucional 90.

Nesse sentido, tem como objetivo assegurar mecanismos mais concretos para garantir esse direito fundamental.

A deputada ressalta a importância de considerar o transporte como um direito social para alcançar um sistema público universal e livre de cobranças para os usuários.

O problema é que, para financiar o sistema de transporte público, a PEC 25/23 propõe a criação de um novo tributo a ser pago por proprietários de veículos e empregadores.

Além da criação de mais esse suposto tributo entre tantos que já existem no país, há também o apelo pelo uso de recursos provenientes da União, estados, Distrito Federal e municípios para viabilizar o projeto.

Receitas provenientes da exploração de estacionamentos públicos e as contribuições decorrentes da valorização imobiliária resultante de investimentos públicos em mobilidade, também são colocados em perspectiva para financiar a ideia. 

Segundo a autora do projeto, os tributos e os recursos da União garantiriam a sustentabilidade financeira do sistema e sua viabilidade a longo prazo.

Veja ainda:

Proposta segue para comissão especial

A Proposta de Emenda à Constituição 25/23 seguirá para uma comissão especial dedicada a analisá-la detalhada e, posteriormente, será submetida ao Plenário da Câmara dos Deputados, onde será votada em dois turnos.

Caso aprovada, a PEC poderá representar um avanço significativo no acesso e na qualidade do transporte público no Brasil, garantindo o direito de locomoção de forma universal e gratuita para todos os cidadãos brasileiros.

No entanto, em contrapartida, o impacto financeiro para os cidadãos (que pagarão outros tributos) e a economia como um todo, podem gerar um verdadeiro efeito colateral. 

Desse modo, entende-se que é preciso buscar um equilíbrio entre a necessidade de recursos para garantir a qualidade e a acessibilidade do transporte público e o impacto que isso poderá gerar.

A decisão final sobre tarifa zero dependerá de um amplo debate, considerando diferentes perspectivas e buscando soluções que atendam aos interesses da população brasileira.

Avatar de Rachel Koerich

Criadora de conteúdo em textos para campanhas de marketing digital das empresas, no que inclui serviços como: elaboração de artigos otimizados em SEO para fins de melhora no posicionamento orgânico no Google. Revisões, e-mail marketing, criação de ebooks, material didático e institucional, press releases, catálogos, módulos, house organs, entre outros. Estudo e aperfeiçoamento de escrita no padrão UX.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça