Call us now:
A taxa de juros do cartão de crédito, popularmente conhecida como rotativo do cartão, atingiu a marca de 411,5% ao ano, rendendo reclamações por parte da população. Pelo lado do governo, o PT fez críticas ao Banco Central. Veja o que foi dito aqui no Guia do Ex-Negativado.
O que é crédito rotativo do cartão de crédito?
O rotativo do cartão de crédito é, por muito, a maior taxa de juros do mercado financeiro brasileiro. Trata-se de uma modalidade de empréstimo oferecida pelas instituições financeiras quando o cliente não paga o valor total da fatura do cartão até a data de vencimento.
Nesse caso, o saldo remanescente é automaticamente financiado, gerando juros altos que podem se acumular rapidamente e levar o cliente a uma dívida difícil de pagar.
Com o aumento na cobrança média feita pelos bancos, agora os consumidores correm o risco de pagarem 34,2% de juros ao mês, em caso de atraso na parcela do cartão.
Presidenta do PT critica Banco Central por taxa de juros do cartão de crédito
Deputada federal e presidenta do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann foi a público para criticar o Banco Central após o rotativo do cartão de créditos chegar na casa dos 411,5% ao ano.
Mesmo que o Banco Central não seja o responsável por essa taxa, ela diz que a autarquia federal está “assistindo” a economia brasileira se deteriorar.
Taxa de juros do cartão de crédito chega a 411,5%!
Esse sem dúvida é o maior escândalo. Juros altos, economia desacelerando, população endividada e fica a pergunta. O Banco Central vai assistir cenário se deteriorar e não vai fazer nada?— Gleisi Hoffmann (@gleisi) February 28, 2023
Crédito rotativo do cartão também foi alto em governos anteriores do PT
Apesar das críticas ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o próprio PT também possui um histórico de alta taxas de juros do cartão de crédito em governos anteriores.
Em 2014, no último ano do primeiro mandato de Dilma Rousseff (PT), o crédito rotativo chegou ao maior patamar desde 2000, na época.
A taxa de juros na época era de 241% ao ano. Apesar de inferior ao patamar atual, também vivia em constante alta ano após ano, como ocorre nos dias de hoje.
Por sinal, esse mesmo fato foi lembrado por críticos ao governo petista.
@gleisi qual era a taxa de juros do cartão credito entre 2002 a 2014 ?
Quando o Banco Central não era independente!— Cronista De Favela (@CronistaDFavela) March 1, 2023
A taxa de juros do cartão de crédito era baixa nos 14 anos de PT , senhora ?
— Nacional Desenvolvimentista (@Yassino1973) February 28, 2023
Quem decide a taxa de juros do cartão de crédito?
Os juros do cartão de crédito no Brasil são definidos livremente pelas instituições financeiras, que podem estabelecer suas próprias taxas de juros. No entanto, há regulamentações do Banco Central do Brasil que limitam a taxa máxima que pode ser cobrada pelos bancos e outras instituições financeiras.
Os juros efetivamente cobrados pelos bancos podem variar de acordo com o perfil de cada cliente, incluindo seu histórico de crédito, pontuação de crédito e outros fatores.
O que fazer para fugir da taxa de juros do cartão de crédito
Para fugir do crédito rotativo do cartão de crédito e evitar juros elevados, é recomendado seguir as seguintes dicas:
- Pagar o valor total da fatura do cartão de crédito até a data de vencimento, evitando assim o financiamento automático;
- Caso não seja possível pagar o valor total da fatura, optar pelo pagamento do mínimo, que é um percentual do valor total da fatura;
- Evitar o uso excessivo do cartão de crédito e controlar as despesas, utilizando o cartão apenas para compras que podem ser pagas integralmente no vencimento;
- Tentar aproveitar uma negociação de dívidas no feirão Serasa Limpa Nome;
- Usar o App do Guia para controlar seus gastos com cartão de crédito.