,

Tem como desbloquear Bolsa Família online? Veja o que fazer em caso de bloqueio

30/04/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Veja se é possível desbloquear Bolsa Família online e o que fazer em caso de bloqueio por desatualização dos dados da família.

Publicidade

Tem como desbloquear Bolsa Família online? Nos últimos meses o pente fino sobre o benefício levou ao bloqueio de milhares de pagamentos. Um dos motivos para isso é a ausências de atualização dos dados do Cadastro Único.

O CadÚnico corresponde ao banco de dados que identifica quem são as famílias que se enquadram nas regras de benefícios sociais. Ele requer que haja a atualização das informações em intervalos de, no máximo, 24 meses.

Confira no Guia do Ex-Negativado como fazer para desbloquear o seu benefício, nesta hipótese, pela internet. Assim, volte a receber o Bolsa Família normalmente.

Posso desbloquear o Bolsa Família online?

Não. O que se pode fazer é a atualização dos dados do Cadastro Único – caso o bloqueio decorra da desatualização – para, depois, aguardar a análise das novas informações.

Afinal, o desbloqueio não é automático após a atualização das informações no CadÚnico. Ele depende de uma nova análise, pois há necessidade de conferência quanto à manutenção das condições para fazer parte do Bolsa Família.

Como atualizar os dados para desbloquear o Bolsa Família online?

Para isso, acesse o aplicativo ou o site do Cadastro Único. Após realizar o login, clique na opção referente à “Atualização Cadastral” e, depois, siga as instruções que surgirem em tela. Preencha os dados e os encaminhe.

Além disso, indica-se que o representante legal da família vá até uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para confirmar as informações com documentos, como comprovante de renda ou de endereço.

Quanto tempo demora para desbloquear o Bolsa Família?

O tempo pode variar, mas, em média, é de 30 dias. Neste caso, a família recebe o pagamento retroativo, de modo que não perde a parcela que anteriormente estava sob bloqueio.

Agora, caso as novas informações indiquem que a família não mais se enquadra nos requisitos do Bolsa Família, então ele permanece suspenso. A família, neste caso, pode ser intimada a devolver os pagamentos recebidos indevidamente.

Leia agora: Tem como se cadastrar no Auxílio Brasil/Bolsa Família pelo celular? Entenda o que precisa

Saiba tudo sobre os benefícios sociais disponíveis para a população brasileira e sobre as suas regras no App do Guia. Ele é gratuito e traz informações que ajudam você a controlar suas finanças e superar as dívidas.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa