O último mês de março terminou com números que apontam aumento de consumo nos supermercados brasileiros. Esses dados são da Associação Brasileira de Supermercados, a Abras, que mostrou que em março houve um aumento de 4,58% na comparação com o mesmo período no ano passado. Com relação a fevereiro, esse aumento foi de 7,29%.
Preços mais acessíveis desdobrou aumento de consumo
Parte do aumento do consumo foi impulsionado pela própria queda nos valores de alguns dos principais produtos da cesta de alimentos.
Por exemplo, a cesta Abrasmercado, que contempla 35 itens variados do consumo dos brasileiros, teve uma redução de 0,62% com relação ao mês anterior. Dessa forma, o preço da cesta ficou em R$ 747,35.
Segundo os números da Abras, a queda do preço foi puxada principalmente pelos menores valores nos tomates e também nos cortes de carne bovina.
De acordo com o vice-presidente da Abras, o primeiro trimestre de 2023 foi de maior alívio para os brasileiros, quando se pensa no mesmo período do ano passado.
Por exemplo, havia muitas questões complexas no primeiro semestre de 2022. A começar pelo aumento dos preços das commodities mais importantes – em decorrência dos conflitos gerados pela invasão russa à Ucrânia. Isso afetou diretamente o preço das carnes, já que houve aumento nos insumos necessários para a criação de gado.
Efeito ‘Bolsa Família’ e Reajuste do Salário Mínimo
Para alguns economistas, é inegável a influência das políticas de redistribuição de renda, como o “Bolsa Família” para esses números.
Vale lembrar que o governo disponibilizou um adicional de R$ 150,00 por crianças de até seis anos para a compra dos itens de Páscoa. Ao todo isso contemplou mais de 8 milhões de famílias brasileiras, o que impactou a economia.
Ademais, o reajuste do salário mínimo foi um importante fator para pensar nesses melhores números. Isso sem falar de inúmeros outros fatores, como o pagamento do Pis/Pasep e a queda nos preços de produtos como óleo de soja, café torrado, batata inglesa, tomate e carne moída.