Tirei 30 dias de férias, quanto vou receber quando voltar? O que esperar para o momento

Tirei 30 dias de férias, quanto vou receber quando voltar? O período de descanso anual é um dos mais aguardados pelos trabalhadores. Ao mesmo tempo, é um dos que mais gera dúvidas.

Isso se deve especialmente ao fato de que sua remuneração é diferente tanto em relação ao momento em que ocorre quanto ao próprio valor.

Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e veja como funciona. Assim, tire suas dúvidas e usufrua suas férias em plena tranquilidade.

Tirei 30 dias de férias, quanto vou receber quando voltar ao trabalho?

O pagamento das férias acontece antes do início do período de descanso. Portanto, é diferente da quitação salarial, que ocorre somente após a prestação de serviços.

Por exemplo, uma pessoa que ficará o mês de agosto em gozo de férias recebe o valor referente a este período antes do seu início.

Neste caso, o recebimento dos valores acontece junto ao do salário que tem como base o mês anterior, de julho.

Na volta para prestar serviços em setembro, então, o trabalhador não receberia salário, apenas alguns adicionais.

Afinal, o pagamento do período de repouso ocorreu antecipadamente.

Veja: Prazo para pagamento de férias em 2023: atenção ao período de recebimento e se organize

Exceções

A princípio, quem tirou 30 dias de férias não vai receber salário quando voltar, pois há antecipação dele no período de férias. Todavia, existem exceções.

Elas se referem às situações em que o trabalhador não tira as férias de forma coincidente com o mês.

Por exemplo, é o caso de quem goza parte das férias em um mês e parte em outro.

Quais verbas recebo ao voltar de férias?

Quem tirou 30 dias de férias vai receber, quando voltar, apenas valores indenizatórios referentes, por exemplo, ao vale transporte e ao vale-alimentação.

Afinal, durante o mês de afastamento por férias, não há pagamento desses benefícios, pois eles decorrem exclusivamente da efetiva prestação de serviços.

Como é o cálculo de férias?

O valor das férias corresponde a 133% do salário mensal. Isso porque o período é remunerado e, portanto, impõe o pagamento de 100% do salário.

Além disso, sobre esse valor há um adicional de 1/3 (33%) da remuneração.

Assim, basta multiplicar seu salário por 1,33 para descobrir quanto receberá.

Cuidado! Trabalhador recebe férias antecipadas e não tem direito a receber valores ao voltar

Uma vez que a quitação das férias ocorre antes do início delas, ao voltar o trabalhador não tem direito a um “novo” salário.

Por isso, é necessário ter um bom controle financeiro.

Em caso contrário, ao voltar das férias e não receber valores, o trabalhador pode encontrar dificuldades em arcar com as despesas básicas, como alimentação, moradia etc.

Para ter mais controle de suas finanças, não perca tempo: baixe o App do Guia. Além de notícias e dicas financeiras, de direitos e benefícios, ele também oferece gratuitamente uma tabela que ajuda você a visualizar seu orçamento e otimizá-lo.

Deixe um comentário