Últimas notícias do Farmácia Popular: veja quais mudanças esperadas para o programa

Farmácia Popular e as últimas notícias – Com a definição das equipes de transição do atual governo para o do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, as prioridades do próximo mandato começam a ser estabelecidas.

E uma delas corresponde justamente à Farmácia Popular, programa que facilita o acesso da população a medicamentos essenciais por meio da prática de baixos preços.

Saiba no Guia do Ex-Negativado o que já se sabe sobre como ficará o programa e as mudanças pelas quais ele passará.

Últimas notícias do Farmácia Popular

Ontem, 11 de novembro, a presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, compartilhou algumas atualizações sobre a fase de transição do atual governo para o de Lula, que assume em 1° de janeiro.

Segundo Hoffmann, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) para alteração do teto de gastos focará exclusivamente no Auxílio Brasil.

Mas o que isso significa? Que o orçamento do Auxílio Brasil (que deve voltar a se chamar Bolsa Família) estará fora do teto de gastos. Isso, então, liberaria 105 bilhões de reais do orçamento de 2023.

Assim, esse valor permitiria o fomento a outros programas e questões igualmente urgentes. Dentre eles, ao Farmácia Popular, cuja discussão poderá se dar dentro do teto de gastos públicos.

Isso seria essencial, especialmente diante do corte que o programa sofreu na proposta de orçamento do governo Bolsonaro. Nela, o Farmácia Popular perdeu 59% do seu orçamento.

Quais são as mudanças esperadas para o Farmácia Popular?

De acordo com as promessas de campanha, assim como as últimas notícias sobre o Farmácia Popular, espera-se que haja um retorno de investimentos no programa.

Somente assim, afinal, ele poderia se manter e realmente cumprir com seu papel de dar acesso, à população, aos medicamentos básicos.

Além disso, também há expectativa de que a rede própria do Farmácia Popular volte a existir. Ela foi encerada em razão de cortes de gastos do Ministério da Saúde.

Confira, também, as mudanças esperadas em relação ao Auxílio Brasil para 2023.

Deixe um comentário