Auxílio Vale Gás em 2023 será pago em fevereiro; tudo que precisa saber para receber

Como fica a situação do Vale Gás em 2023? Essa vem sendo uma pergunta frequente entre beneficiários dos programas sociais do Governo Federal. Portanto, para quem anda preocupado sobre o futuro do benefício, a boa notícia é de que ele retornará em fevereiro. Saiba todos os detalhes aqui no Guia do Ex-Negativado.

O que é o auxílio Vale Gás?

Mais conhecido pelos cidadãos como “Vale Gás”, o benefício foi criado durante a gestão Jair Bolsonaro (PL) na presidência da República.

Inicialmente repassava 50% do valor do botijão do gás de cozinha a cada dois meses às famílias aptas a receber. Em agosto de 2022, o valor subiu para 100% do valor do botijão.

Quem vai receber Vale Gás em 2023?

As regras permanecem sem alterações em relação ao mês de dezembro, quando a última rodada de pagamentos do Auxílio Gás foi repassada pelo então presidente Bolsonaro.

Podem receber o benefício:

  • Famílias inscritas no CadÚnico com renda familiar per capita menor ou igual a meio salário mínimo por mês;
  • Famílias que tenham pelo menos um residente que seja beneficiário do Benefício de Prestação Continuada da assistência social, popularmente conhecido como BPC;
  • Famílias que comprovem não ter condições financeiras para prover a própria manutenção, em situação de pobreza ou extrema pobreza.

Qual será o valor do benefício de fevereiro?

O Vale Gás é um benefício que sempre tem alteração em seu valor a cada dois meses, pois depende do preço médio atual do botijão do gás na semana em que o repasse do dinheiro é feito.

Portanto, a definição da quantia que será repassada em fevereiro vai depender do custo médio do botijão de gás de cozinha após a primeira semana do mês que vem.

Calendário do Vale Gás em fevereiro de 2023

O benefício será pago a partir do dia 13 de fevereiro, de forma escalonada, seguindo o mesmo critério do Bolsa Família. Os beneficiários com número final do NIS 1 serão os primeiros a receber.

O calendário será finalizado no dia 28 de fevereiro, com o repasse do dinheiro para os beneficiários cujo número final do NIS é 0. Confira mais detalhes no vídeo abaixo.

Deixe um comentário