Será que véspera de natal é feriado? A proximidade do Natal sempre traz dúvidas sobre quais dias são considerados feriados e quais são as compensações para quem trabalha nesse período festivo.
Inclusive, a véspera de Natal é um desses momentos que levanta questionamentos sobre sua natureza de feriado e os direitos dos trabalhadores.
Hoje, aqui no Guia do Ex-Negativado, vamos entender se a véspera de Natal é considerada feriado no Brasil.
Além disso, vamos entender as possíveis compensações para quem trabalha nesse dia, se outros países também reconhecem esse momento como feriado e as repercussões de faltar ao trabalho no dia de Natal (dia 25).
Veja ainda:
- Calendário de Feriados 2024: novo dia de folga nas mãos de Lula
- Hora extra em feriado: Qual o valor? Sou obrigado a trabalhar?
A véspera de Natal é feriado no Brasil?
No Brasil, a véspera de Natal, que ocorre em 24 de dezembro, não é oficialmente um feriado nacional.
Portanto, não existe uma lei federal que determine o fechamento obrigatório das empresas nesse dia.
No entanto, muitas empresas optam por conceder folga aos seus funcionários ou têm expedientes reduzidos, seguindo tradições e acordos coletivos.
Algumas delas costumam ter meio expediente, ou seja, manter os estabelecimentos em funcionamento até ao meio-dia, em seguida, as equipes são dispensadas. Mas vale ressaltar que isso não é uma regra.
Já o Natal (dia 25 de dezembro) é uma data religiosa, portanto, na verdade, trata-se de ponto facultativo. Assim, as empresas podem decidir se darão folga ou não para o trabalhador neste dia.
Compensações para quem trabalha na véspera de Natal
Para os trabalhadores que prestam serviço na véspera de Natal, não há, por padrão, uma legislação que garanta compensações específicas, como folga remunerada ou pagamento em dobro.
Geralmente, cabe aos empregadores definir as condições para quem trabalha nesse dia.
Neste caso, é possível oferecer benefícios adicionais, folgas compensatórias ou até mesmo bonificações, dependendo do acordo firmado entre empresa e funcionários. Mas, vale reforçar que não é obrigatório.
Véspera de natal como feriado em outros países
Em diversos países ao redor do mundo, a véspera de Natal é feriado oficial.
Na maioria das nações de tradição cristã, como os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e diversos países da Europa, o dia 24 de dezembro tende a funcionar como feriado.
Portanto, é comum o fechamento de estabelecimentos e um clima festivo que antecede as celebrações natalinas.
O que acontece se faltar no trabalho no dia de Natal?
Se uma pessoa falta ao trabalho no dia de Natal (25 de dezembro), estando escalada para trabalhar, as consequências podem variar conforme as políticas internas da empresa.
Mas, em muitos casos, a falta injustificada pode acarretar descontos no salário ou até mesmo penalidades mais severas, dependendo do contexto e das normas trabalhistas vigentes.
Agora, caso a falta seja justificada com um atestado legal válido, não cabe nenhum tipo de penalização ao trabalhador.
Ao fim, é importante estar ciente das políticas específicas da empresa em relação aos dias próximos ao Natal e entender os direitos e deveres como trabalhador nesse período festivo.
A véspera de Natal, apesar de não ser um feriado oficial no Brasil, pode ter diferentes tratamentos e implicações dependendo do empregador e do país em questão.
Por isso, sempre é recomendável se informar sobre os regulamentos locais e os acordos laborais estabelecidos.
Por fim, leia mais: