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Voa Brasil: cadastro já tem data ou não? Quem vai voar pagando R$ 200?

22/12/2023

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Voa Brasil: cadastro tem data? Tem o público definido para comprar passagens aéreas a R$ 200? Tudo que precisa saber.

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Voa Brasil: cadastro tem data? – No cenário da aviação brasileira, uma iniciativa ganha destaque: o Programa Voa Brasil, desenvolvido pelo Ministério de Portos e Aeroportos.

Ele promete proporcionar oportunidades acessíveis de viagens aéreas a partir da segunda quinzena de janeiro de 2024.

No entanto, algumas nuances precisam ser compreendidas, especialmente em relação ao cadastro e à efetiva participação no programa para evitar mal-entendidos.

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Voa Brasil já tem cadastro? Mito versus Realidade

O Voa Brasil surgiu como uma proposta do ex-ministro Márcio França, anunciada em março deste ano.

Inicialmente, a promessa era de passagens aéreas por R$ 200, abrangendo um amplo espectro da população.

A proposta atenderia, portanto, pessoas com salários de até R$ 6.800.

Posteriormente, em abril, França ajustou a abordagem, direcionando as passagens mais baratas para estudantes do Fies, bolsistas, funcionários públicos, aposentados e inscritos no CadÚnico durante a baixa temporada.

Em julho, o público-alvo foi modificado mais uma vez. Durante um evento na UERJ, França anunciou que as passagens de R$ 200 seriam inicialmente liberadas exclusivamente para aposentados e pensionistas que, por sua vez, não tivessem voado nos últimos 12 meses.

Ele tinha a expectativa de alcançar a marca de 1,5 milhão de bilhetes por mês após um ano de Voa Brasil.

No entanto, a recente entrevista coletiva do atual ministro Sílvio Costa Filho esclarece que o programa não atenderá a todos indiscriminadamente, mas sim a grupos específicos.

Segundo o ministro, houve interpretações equivocadas sobre a abrangência do programa.

Em entrevista à CNN Brasil, Costa Filho afirmou que o governo não possui recursos para subsidiar passagens a R$ 200 para toda a população.

A ideia é restringir o benefício a determinados segmentos, como aposentados e pensionistas federais, por exemplo, totalizando cerca de 20 milhões de pessoas.

“(…) O governo não tem como, de um dia para a noite, ofertar passagens a R$ 200. (…) A gente quer ofertar às companhias aéreas essa passagem a R$ 200 para determinados segmentos da sociedade – por exemplo, aposentados e pensionistas federais”, afirmou o ministro.

Os Detalhes do Voa Brasil: Cadastro e Restrições

É crucial compreender que o governo não subsidiará diretamente as passagens aéreas, mas atuará na organização e divulgação do Voa Brasil por meio da ANAC.

A intenção é aproveitar a ociosidade nos voos, especialmente em períodos de baixa temporada, para disponibilizar passagens acessíveis.

Mas vale ressaltar que, até o momento, informações detalhadas sobre o processo de cadastro no Voo Brasil, ainda não foram divulgadas oficialmente pelo Ministério de Portos e Aeroportos.

É necessário aguardar o lançamento oficial do programa, previsto para a segunda quinzena de janeiro de 2024, para, assim, obter esclarecimentos sobre como efetuar o cadastro e quais serão os critérios necessários.

Medidas das Companhias Aéreas para Viabilizar o Programa

As principais companhias aéreas, Azul, Gol e Latam, também se comprometeram a contribuir para a viabilidade do Voa Brasil.

  • Azul: Planeja disponibilizar 10 milhões de assentos por até R$ 799 a partir de 2024. Além disso, se o passageiro comprar sua passagem de última hora, terá a vantagem de marcar assento e despachar bagagem.
  • Gol: Oferece 15 milhões de assentos com preços variando entre R$ 600 e R$ 800. Se a pessoa se planejar com mais de 21 dias de antecedência, ainda pode aproveitar promoções especiais. A empresa ainda dará desconto de 80% em tarifas de assistência emergencial.
  • Latam: Para tornar os voos mais acessíveis, a empresa planeja ofertar mais de 10 mil assentos todos os dias. Mantêm um desconto de 80% em tarifas de assistência emergencial e, toda semana, oferecer um destino com uma tarifa abaixo de R$ 199.

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Resumindo a notícia

Para participar do Voa Brasil, é necessário aguardar o lançamento oficial na segunda quinzena de janeiro de 2024 e, posteriormente, estar atento aos procedimentos de cadastro.

As medidas adotadas pelas companhias aéreas complementam a proposta governamental, buscando tornar as viagens mais acessíveis ao público que, ainda, precisa ser definido com mais clareza.

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

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