A questão da senha para sacar FGTS no caixa eletrônico e detalhes pra ficar de olho

Quem tem o Cartão Cidadão possui uma senha para sacar FGTS no caixa eletrônico. Desse modo, pode resgatá-lo presencialmente após o final do contrato de trabalho ou outra situação que libere o saldo.

Confira no Guia do Ex-Negativado como funciona o saque no caixa eletrônico. Conheça as regras, limites e requisitos e, também, quais são as alternativas para resgatar o Fundo de Garantia.

Como sacar o dinheiro do FGTS no caixa eletrônico?

Quem tem o Cartão Cidadão pode sacar o Fundo de Garantia, assim que liberado, diretamente nos caixas eletrônicos das agências da Caixa Econômica Federal.

Além de ser útil ao saque do FGTS, o documento também se volta para outras parcelas. Por exemplo, para o abono salarial PIS e para o Bolsa Família.

No caso do FGTS, é possível sacá-lo com o Cartão Cidadão no caixa eletrônico caso se tenha o documento e a senha em mãos.

Porém, cuidado: neste tipo de saque é possível resgatar apenas R$ 3 mil do Fundo de Garantia. Por isso, caso o seu saldo seja superior, busque o saque digital ou no atendimento presencial na CEF.

Como descobrir a senha do meu Cartão Cidadão?

O sistema não emite uma senha, de maneira automática, para o uso do Cartão Cidadão para sacar o FGTS no caixa eletrônico.

Ou seja, cabe a cada pessoa cadastrar sua própria senha de saque. Isso acontece ao receber o documento, pela central de atendimento telefônica.

Quantos dígitos tem a senha do Cartão Cidadão?

A senha do documento para saque do Fundo de Garantia e outros benefícios assistenciais e trabalhistas é composta por 6 dígitos.

Como recuperar a senha do Cartão Cidadão?

Quem perdeu a senha do Cartão Cidadão não poderá usá-lo, a princípio, para sacar o FGTS no caixa eletrônico.

Todavia, não se preocupe! É possível recuperar a senha, ao cadastrar um novo código, em poucos passos.

Para isso, entre em contato com o telefone 0800 726 0207. O  atendimento ocorre de segunda a sexta-feira entre 8h e 21h e, nos sábados, entre 10h e 16h.

Então, siga as instruções da ligação. Aguarde 2 horas e vá até uma Lotérica ou agência Caixa com um documento de identificação com foto e o Cartão Cidadão. Assim, confirme o novo código.

Como sacar a multa rescisória no caixa eletrônico?

É possível sacar a multa rescisória do FGTS no caixa eletrônico de duas maneiras:

  • Com o Cartão Cidadão e a senha ou;
  • Com a transferência do benefício para uma conta bancária – inclusive Caixa Tem – e resgate no caixa eletrônico do respectivo banco.

No caso da transferência do saldo do Fundo de Garantia para o Caixa Tem, o saque do FGTS no caixa eletrônico dependerá da geração de um código dentro do aplicativo da conta social.

Basta abri-lo, clicar na opção de saque, informar o valor desejado, confirmá-lo com sua senha e, depois, anotar o código. Ele é útil nos caixas eletrônicos, Caixa Aqui e Lotéricas.

Contudo, cuidado! O código tem validade de apenas 1 hora. Portanto, caso se passe tempo superior a esse limite sem que o saque aconteça, deve-se gerar uma nova senha.

Tem como sacar o FGTS no caixa eletrônico sem Cartão Cidadão?

Sim, mas apenas nos casos em que fizer a liberação do dinheiro no Caixa Tem, com código de saque, ou ao transferir os valores para uma conta bancária, para resgate no caixa do respectivo banco.

Perdi o Cartão Cidadão, o que fazer?

Neste caso, aliás, será preciso bloquear o antigo documento. Igualmente, solicitar um novo cartão e, também, cadastrar uma nova senha.

A solicitação pode ocorrer pelo telefone. Basta ligar para o número 0800 726 0207 (segunda a sexta-feira das 8h às 21h e aos sábados entre 10h e 16h).

Depois, aguarde o recebimento do documento para sacar o FGTS no caixa eletrônico. Ao recebê-lo, entre em contato com o mesmo número da solicitação para requerer o cadastro da senha.

Após cadastrá-la, vá até uma Lotérica em posse de um documento de identificação com foto e do Cartão Cidadão e confirme a senha.

Você também pode buscar atendimento na Caixa, basta ter em mãos um documento de identidade.

Ainda, será necessário desbloquear o cartão. Isso também pode acontecer na central de atendimento telefônico. Enfim, o documento estará disponível para uso em caixas eletrônicos.

Como sacar o FGTS pelo aplicativo?

Quem não deseja sacar o FGTS no caixa eletrônico ou, então, está sem Cartão Cidadão e não deseja aguardar o envio do documento para resgatar as parcelas, pode fazer o saque digital.

Nesta hipótese, é possível resgatar os valores sem sair de casa, pelo aplicativo FGTS. Ele é simples e muito fácil de usar. Após a solicitação da transferência o dinheiro cai em conta em até 5 dias úteis.

Para isso, basta acessar o aplicativo e fazer login. Em seguida, clique em “Meus Saques” e cadastre uma conta bancária, indicando seu número, agência e instituição a qual pertence.

Depois, confirme os dados. Lembre-se de que a conta deve ser individual, no nome do trabalhador detentor do FGTS e corrente ou poupança.

Deixe um comentário