O acompanhamento da solicitação do Passe Livre pode ser feito digitalmente, sem que o solicitante saia de casa.
Ele é de direito de uma série de brasileiros de todas as regiões. Com ele, os beneficiários têm acesso a viagens gratuitas por via terrestre ou de barco.
Saiba mais sobre o benefício e veja como acompanhá-lo após pedi-lo. O Guia do Ex-Negativado trouxe tudo para você entender como ele funciona.
Como fazer o acompanhamento do Passe Livre?
Isso é muito simples! Após solicitá-lo, é possível conferir a situação do benefício, bem como sua concessão e validade, pelo site do Passe Livre.
Para isso, ao entrar no site clique em “Consulta Credencial”. Então, digite o número do seu CPF e clique em “Consultar”.
Por outro lado, para ter acesso a mais detalhes sobre o andamento do pedido, clique na opção “Entrar com Gov.br”, disponível na página inicial do site do programa.
Logo depois de fazer o login, clique em “Minhas Solicitações” e confira as informações já disponíveis para o acompanhamento do Passe Livre.
Saiba mais sobre o programa Passe Livre
O Passe Livre é um benefício que dá acesso ao transporte interestadual gratuito.
Portanto, com ele é possível ir de um estado a outro sem pagar nada.
Além disso, ele se aplica não apenas ao transporte terrestre, mas também ao fluvial e ao ferroviário.
Veja também:
Quem tem direito ao Passe Livre?
O benefício é exclusivo para pessoas que possuam deficiência de qualquer tipo. Por exemplo, física, mental, auditiva, visual ou múltipla.
Igualmente, podem ter acesso a ele os brasileiros que tenham ostomia ou doença renal crônica.
Mas não é só isso! Além destas condições, o acesso ao Passe Livre exigem que o beneficiário seja de baixa renda.
São consideradas de baixa renda as famílias cuja renda per capita (por pessoa) é de até meio salário mínimo (660). Ou, então, cuja renda total seja de 3 salários mínimos (R$ 3.960).
Veja também:
- Benefício assistencial à pessoa com deficiência: consulte regras e como pedir
- Como cadastrar conta de água e luz no Baixa Renda
Como solicitar o benefício de transporte gratuito para pessoas com deficiência?
É possível solicitar o Passe Livre no mesmo site de acompanhamento, basta acessá-lo, clicar em “Entrar com Gov.br” > “Obter o Passe Livre”.
Além disso, será necessário reunir e apresentar alguns documentos, como foto 3 x 4, atestado em modelo padrão disponível no site, documento de identificação, comprovantes de renda e de residência.